O Laboratório Regional de Diagnóstico Animal, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, localizado em Chapecó, foi Credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para o diagnóstico de Brucelose.

Foto: Rosângela Bassi Astromecas

A Unidade Laboratorial da Cidasc, no dia 28 de abril de 2016, foi Acreditado no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, sob o número CRL 1018. Isso garante que o Laboratório possui rastreabilidade e confiabilidade, internacionalmente reconhecidas, para as análises de Anemia Infecciosa Equina – AIE e Brucelose.

Essa Acreditação é uma das exigências para que os laboratórios consigam o Credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

O Laboratório da Companhia em Chapecó já possuía Credenciamento no Mapa, por meio da Portaria nº 239, de 06/08/2014, em AIE. De acordo com a engenheira agrônoma Rosângela Bassi Astromecas, Gestora da Divisão de Apoio Laboratorial da Cidasc, após passar por várias etapas e auditorias, foi deferida a solicitação de extensão de escopo para o diagnóstico de Brucelose – Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e Teste do Anel em Leite (Ring Teste).

Para Rosângela, a conquista fortalecerá as ações de defesa agropecuária em Santa Catarina. Visto que a Unidade Laboratorial da Cidasc poderá analisar amostras de clientes internos (médicos veterinários oficiais) e clientes externos (médicos veterinários habilitados no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose). Além disso, o laboratório será o primeiro Credenciado pelo Mapa em Brucelose no Oeste Catarinense.

“Hoje em dia, muitos produtores enviam (amostras) para Curitibanos e até mesmo para outros Estados. Esse Credenciamento facilitará a logística de envio das amostras e também a renovação do certificado de propriedade livre de Brucelose, além de diminuir custos”, declarou a Gestora da Cidasc.

Acerca do tema, o Gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal, Marcos Vinicius de Oliveira Neves, destaca que “esta conquista faz parte do esforço da Cidasc para o controle da Brucelose animal no estado de Santa Catarina, garantindo melhora na condição sanitária do rebanho e maior segurança para o consumidor de produtos de origem animal”.

Para conferir a Portaria nº 239 atualizada com os escopos de credenciamento, já incluído a Brucelose, acesse: https://goo.gl/wmHCNj

Fonte: Rosângela Bassi Astromecas – Gestora da Divisão de Apoio Laboratorial da Cidasc.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom