Nesta semana, entre os dias 15 e 16, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Lourenço do Oeste, realizou duas ações de controle populacional de morcegos hematófagos. Na segunda-feira, 15, a captura foi realizada no município de Quilombo. A ação efetuada na terça-feira, 16, ocorreu em Campo Erê.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Segundo a equipe de Defesa Sanitária Animal da Regional, ao todo foram capturados 11 morcegos hematófagos, todos do sexo masculino. Os trabalhos foram realizados pelos médicos veterinários Odirlei Facchi e Milton Kasper, acompanhados pelo Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste, Diogo Antônio Deoti.

Depois de serem tratados com pasta a base de warfarina, os animais capturados foram soltos para retornarem ao habitat natural, dessa forma, eles repassam a pasta para um maior número de morcegos. A pasta vampiricida, a base de warfarina, tem efeito anticoagulante e elimina uma parcela da população dos morcegos, visto que a eliminação total levaria a um desequilíbrio ambiental.

O controle populacional dessa espécie é realizado com frequência, atendendo a demanda das notificações de espoliações originadas pela alimentação dos morcegos, que deixam nos animais espoliados filetes sanguinolentos, facilmente visualizados pelo produtor.

Os médicos veterinários que desenvolvem esse programa são vacinados preventivamente e tem sorologia controlada anualmente, pois o risco de contaminação é alto. Por isso, vale lembrar que não se deve tentar apanhar ou matar morcegos, principalmente os avistados durante o dia, que provavelmente estejam em fase final da doença.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Galeria de imagens:

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste