Blumenau sediou ao longo da última terça-feira, 23, o 1º Fórum Brasileiro de Pepinos para Conserva. Mais de 80 produtores de todo o país estiveram reunidos no Hotel Sesc para acompanhar a programação do evento, que buscou fortalecer e atualizar o setor. Ao longo do dia, foram abordados temas como a regulamentação, qualidade nutritiva, irrigação, uso adequado da água, além da prevenção e manejo de pragas e doenças.

Foto: Departamento Estadual de Sanitária Vegetal da Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, uma das entidades apoiadoras do encontro, esteve presente.

Segundo os organizadores do Fórum, Santa Catarina produz por volta de 15 mil toneladas do produto por ano, o correspondente a 25% da produção total do país. De acordo com eles, o Vale do Itajaí é a maior região envasadora de pepinos do Brasil, com mais de 200 agroindústrias de pepinos em conserva.

O vice-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, durante a cerimônia de abertura do Fórum, ressaltou a importância dessas iniciativas para fomentar a agroindústria. Mário ainda comentou sobre a satisfação da cidade ao ter sido escolhida para sediar o encontro. O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e o Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, também estiveram presentes no evento e participaram da solenidade.

Palestras

O gestor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees, ministrou a palestra “Regulamentação Sobre o Uso Correto de Defensivos”. “Apresentamos a Cidasc para os produtores do setor, em especial, as ações do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal”, contou.

Foto: Departamento Estadual de Sanitária Vegetal da Cidasc

Em seguida, Alexandre palestrou sobre a legislação de agrotóxicos, procedimentos de fiscalização da Cidasc e monitoramento de resíduos. Por fim, foi mostrado ao setor de que forma as indústrias de pepino em conserva são submetidas e atingidas pelas regulamentações dos agrotóxicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sedec.

Informações à imprensa: 
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom