Nesta quinta-feira, 27, em Abelardo Luz, foi assinado a Portaria que cria o Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e estabelece o vazio sanitário de 90 dias – no período de 15 de junho a 14 de setembro de cada ano, para o cultivo de áreas de soja.
Considerando a Portaria, fica proibida a semeadura de soja no período de 11 de fevereiro a 14 de setembro de cada ano em Santa Catarina. A medida visa a não propagação da Ferrugem Asiática na cultura.
Vazio sanitário de soja é o período no qual é proibido cultivar soja ou implantar lavoura de soja bem como manter ou permitir a presença de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. O cultivo de soja durante o período do vazio sanitário será permitido para fins de pesquisa científica desde que em ambiente controlado.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, o Deputado Federal Valdir Colatto, o Deputado Estadual Marcos Vieira e o Gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Xanxerê, Volmir Frandoloso.
Fonte: Volmir Frandoloso.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de imagens: