Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Alunos do Projeto Sanitarista Junior do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Mafra realizaram nesta terça-feira, 15, visitas a duas propriedades rurais da região. Ao todo, 27 alunos e 3 professoras participaram da atividade.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

A primeira propriedade visitada foi a Cabanha Campo Alegre, que trabalha com a criação de animais da raça Suffolk. Os alunos foram recebidos pelo funcionário responsável Darci e esposa Daniela, na ocasião puderam conhecer o Aprisco e as instalações. Também tiveram contato com a bovinocultura, visto que na propriedade tem ordenha para o consumo interno.

A médica veterinária da Cidasc Arquidelques C. Alves explanou sobre o manejo, alimentação, hábitos e características dos ovinos e bovinos, observando aspectos do bem estar animal, higiene na ordenha e a necessidade de exames de brucelose e tuberculose para a qualidade do leite.

A engenheira agrônoma da Companhia Francieli M. C. Schuhli conversou sobre pastagens e a importância da qualidade dos insumos adquiridos. “O município de Campo Alegre é considerado a capital estadual da ovelha e por isso achamos importante a divulgação e o conhecimento por parte dos alunos como forma de valorizar as atividades locais”, declarou.

Animais da Cabanha Campo Alegre participarão na última semana deste mês, da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários – Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Em 2016, os animais da Cabanha levaram o prêmio de Grande Campeão da raça. Para finalizar a visita, os alunos receberam um lanche com produtos produzidos no município (iogurtes, embutidos, geleias, mel, pães e queijos).

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

A segunda propriedade visitada foi a plantação de morangos orgânicos em cultivo protegido. A recepção ficou por conta do casal Altierries e Joanira, que vivem da produção de 32.000 mudas cultivadas de morango. Francieli explanou sobre o sistema de produção, irrigação, tratos culturais, colheita e cuidados essenciais para obter um produto de qualidade. De acordo com Francieli, os alunos provaram os frutos e observaram características organolépticas que fazem dos morangos Belo Horizonte o maior sucesso, hoje a propriedade possui uma demanda alta de produtos. O casal faz parte dos 10 produtores de morangos orgânicos do município de Campo Alegre.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Mafra

“Para as crianças foi uma grande diversão, esse contato com animais e a produção de alimento desperta em todos, uma grande empatia e curiosidade. A intenção das visitas é mostrar na prática atividades do meio rural, que podem ser desenvolvidas desde com organização e profissionalismo. Foi interessante mostrar que dependendo da atividade, como no caso do morango, não necessita de grandes extensões de área”. disse Francieli.

O funcionário Darci, da Cabanha Campo Alegre e o produtor de morangos Altierries contaram que depois de muitos anos vivendo trabalhando em cidades maiores, resolveram voltar para o campos. Os produtores estão tão felizes com o desempenho das propriedades que não pretendem sair do meio rural. “Os relatos ajudam e demonstram para as crianças que é possível permanecer no campo e fazer da propriedade a sua empresa”, finalizou.

Fonte: Francieli Marmentini C. Schühli – Departamento Regional da Cidasc de Mafra

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom