Nesta segunda-feira, 21, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou de worshop para planejamento de estratégias de governo, com foco no desenvolvimento da agricultura e pesca na Grande Florianópolis. O evento faz parte da agenda do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, que tem como propósito agregar esforços e resultados alcançados, bem como aumentar a sinergia e efetividade dos programas, executados e em andamento, pelo governo estadual.
O encontro é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, em cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.
Durante a capacitação, foram discutidos por outros grupos de trabalho, obstáculos e estratégias de ação para os ramos de indústria, serviços, ciência e tecnologia; turismo, esporte e cultura; segurança pública, defesa civil e cidadania; infraestrutura; meio ambiente; mobilidade urbana; saúde; educação e assistência social.
No âmbito da agricultura e pesca, estiveram presentes a gestora do Departamento Estadual de Planejamento da Cidasc, Camila Bolfe, e o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Jean Fabrício Morais. Além de representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e do Sindicato Rural/Senar.
Entre as sugestões de estratégias levantadas pelo grupo, figuraram o auxílio para a viabilização da produção segura, com rastreabilidade, ao agricultor familiar. Capacitação técnica e gerencial com acompanhamento contínuo do produtor familiar para profissionalização da produção e da gestão, visando melhorar o processo produtivo, dar acesso a outros mercados e facilitar o acesso a crédito. Além disso, foi discutida a legalização da produção familiar de forma viável ao produtor sem prejuízo à segurança do alimento.
“Esperamos que as sugestões do grupo sejam levadas à formulação de políticas públicas mais assertivas e ao fortalecimento da agricultura e pesca na região da Grande Florianópolis”, declarou Camila Bolfe.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom