Desde fevereiro deste ano, Tijucas reativou o Selo de Inspeção Municipal – SIM, que inspeciona produtos de origem animal produzidos por empresas do município. O selo é concedido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

Com a obtenção do selo, as empresas se posicionam de maneira mais competitiva no mercado, já que podem requerer certificações a nível nacional. É assim que funciona o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi/Poa. A certificação permite que uma indústria compre animais para abate e que venda os produtos para outros estados. Para credenciar-se junto ao Sisbi, uma empresa precisa passar por liberações de um veterinário inspetor vinculado a órgãos públicos.

Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Tijucas

A intenção da administração municipal ao reativar o SIM é de possibilitar a certificação das empresas do município, orientar as empresas da cidade e evitar que produtores atuem de maneira ilegal. O serviço foi viabilizado a partir da contratação do médico veterinário Marcus Vinícius Melo Oliveira, através de Convênio de Cooperação Técnica firmado entre município e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Uma das empresas certificadas pelo SIM e que, a partir daí, conseguiu obter o Sisbi é o Abatedouro de Aves Timbé Ltda. Anteriormente, a empresa era certificada apenas pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE, da Cidasc, que autoriza as operações da empresa apenas em âmbito estadual.

Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Tijucas

A importância prática do Sisbi é destacada pelo veterinário Marcus Vinícius: “há uma escassez de aves no momento. Se a empresa não estivesse credenciada a comprar fora do estado, a produção estaria parada há uns 40 dias”, explica. Certamente, seria um problema para o negócio, que afetaria cerca de 80 funcionários da empresa.

De acordo com Marcus Vinícius, além do abatedouro, há outra empresa certificada pelo SIM, que trabalha com produção de embutidos, e outras empresas em processo de certificação, na área de pescados, por exemplo. As empresas certificadas pelo SIM têm os processos inspecionados com frequência, assim como acontece com as demais certificações estaduais e nacionais. A fiscalização das empresas certificadas pelo SIM é feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Qualquer produtor que quiser implantar um negócio que trabalhe com produtos de origem animal, ou mesmo aquele que já trabalha, mas de maneira informal, pode requerer a certificação junto ao SIM. Para isso, os produtores podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e obter mais informações, através do telefone (48) 3263-1133.

Certificação

O Abatedouro de Aves Timbé recebeu no dia 13 de setembro, a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi. O título, que é concedido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca por meio da Cidasc garante a qualidade e segurança dos alimentos, e assegura que a empresa está apta a vender os produtos para outros estados.

A entrega foi realizada pelo Presidente da Companhia, Enori Barbieri, e contou com a presença do Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Jean Fabricio Morais, do Gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos Origem Animal, Sergio Silva Borges, da Responsável do Serviço de Inspeção Estadual – SIE do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí, Marina Bolzani Saad, dos médicos veterinários da Cidasc Henrique Sávio de Souza Pereira e Zilmar Roberto Klaumann, do Responsável Técnico – RT do estabelecimento, Jean Pierre, do Inspetor do estabelecimento, Marcus Vinícius de Oliveira, e o proprietário da empresa, Felisberto Rufino Pereira.

Barbieri destacou que a inspeção de produtos de origem animal pelo Sisbi impõe altos padrões de segurança sanitária e qualidade dos produtos. Além de dar garantias aos consumidores, a certificação aumenta a competitividade da produção e o desenvolvimento do setor.

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – Suasa, padroniza e harmoniza os procedimentos de fiscalização da inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tijucas

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom