Foi realizado entre os dias 10 e 15 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, a Expolages 2017. O evento, que contou com exposições, leilões, julgamentos e provas de bovinos, ovinos e equinos movimentou o setor do agronegócio regional e estadual. Aproximadamente 246 bovinos de galpão, 176 equinos e 116 ovinos permaneceram em exposição ao público até o fim do evento.

Foto: Cristina Perito Cardoso

Na sexta-feira, 13, ocorreu a Feira da Novilha e do Gado Geral, com aproximadamente 600 animais. Na quinta e sábado, foram realizados leilões de ovinos da raça Hampshire Down; equinos Quarto de Milha, Paint Horse e Crioulos; bovinos Devon, Hereford, Braford, Aberdeen Angus, Brangus, Charolês, Simental, Simbrasil, Limousin e zebuínos.

Profissionais da Cidasc conferiram todas as exigências sanitárias e a Guia de Trânsito Animal – GTA dos animais, que passaram por inspeção individual para diagnóstico de eventuais enfermidades, sendo permitida apenas a entrada de animais hígidos e livres de ectoparasitas.

Foto: Cristina Perito Cardoso

A educação sanitária em Defesa Sanitária Animal foi outra ação relevante realizada pelos médicos veterinários da Companhia junto aos produtores e visitantes da Expolages. Através da entrega de folders educativos, exposição de banners, conversas informativas e orientativas o público conheceu melhor o trabalho da defesa sanitária do estado, além das normas e regras que envolvem o transporte e movimentação de animais, a notificação de doenças, participação em eventos e doenças de importância econômica e em saúde pública.

Aliando sanidade ao alto padrão genético dos animais agrega-se valor ao mercado dos eventos agropecuários e giro de capital, possibilitando a produção e venda de animais saudáveis e de qualidade, e, consequentemente, de um alimento seguro para o consumidor. Ações de defesa como essas permitem o diagnóstico, prevenção e/ou controle imediato de problemas sanitários nos animais, garantindo a saúde pública e ambiental, bem como a manutenção do status sanitário diferenciado do estado de Santa Catarina.

Fonte: Cristina Perito Cardoso e Leopoldo Carlos Medeiros Neto/ Unidade Veterinária Local de Lages

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom

Galeria de Imagens:

Foto: Cristina Perito Cardoso

Foto: Cristina Perito Cardoso