Os Departamentos Regionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Chapecó e Xanxerê reuniram-se nesta quarta-feira, 18, para realizar “Simulado de Doenças de Notificação Obrigatória em Aves”.
Os médicos veterinários dos Departamentos fizeram revisão teórica dos procedimentos quando houver notificação de doenças em aves. Durante o período, foi realizada uma revisão dos principais sintomas da Doença de Newcastle e Influenza Aviária, bem como a forma de colheita e envio de material para laboratório, procedimentos em caso de suspeita das doenças e procedimentos de atuação após confirmação das doenças.
A segunda parte do treinamento foi realizada em um aviário, foram revistas as práticas de colheita e necropsia em aves. A atividade é meta regional do Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA. Ao todo, 19 médicos veterinários participaram do evento.
A Cidasc, em atendimento ao Plano Nacional de Prevenção e Controle da Doença de Newcastle e Prevenção de Influenza Aviária realiza as seguintes ações de prevenção destas duas doenças:
– Vigilância passiva com o atendimento a todas as suspeitas de Influenza Aviária e Doença de Newcastle;
– Vigilância ativa para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, realizada no entorno dos pontos de pouso de aves migratórias, plantéis avícolas comerciais e de subsistência;
– Controle de trânsito interno e controle de médicos veterinários habilitados à emissão da Guia de Trânsito Animal -GTA;
– Atualização contínua de cadastro de estabelecimento avícola; e
– Capacitação do quadro técnico do Serviço Veterinário Oficial – SVO
Qualquer pessoa, veterinário ou não, que tenha conhecimento de suspeita da ocorrência de uma doença de notificação compulsória, como por exemplo, Influenza ou Newcastle, fica obrigado, de acordo com a legislação sanitária, a comunicar imediatamente à unidade do Serviço Veterinário Oficial mais próxima.
Fonte: Luciane de Cassia Surdi/ Departamento Regional da Cidasc de Chapecó
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom