O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Blumenau, por meio da Unidade Veterinária Local – UVL de Timbó, a Vigilância Sanitária da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR e as Vigilâncias Sanitárias Municipais de Timbó e Ascurra, com apoio da Polícia Militar realizaram na manhã da última de terça-feira, 17, ação conjunta para verificar as condições do transporte de alimentos, saneantes, medicamentos, produtos de origem animal e animais vivos.
A fiscalização de trânsito, que teve início às 04h30, ocorreu no Rodovia SC-416, entre Timbó e Pomerode. De acordo com os participantes, o mau tempo durante todo o período da operação não prejudicou a ação.
O objetivo da operação foi averiguar a situação do trânsito de animais com a devida documentação zoosanitária; as condições higiênico-sanitárias; procedência e rotulagem dos produtos de origem animal transportados (combate a produtos clandestinos); uniforme; carteira de saúde do motorista e ajudante (para a área de alimentos); licença sanitária de transporte e identificação nas letriais do veículo, contendo nome do estabelecimento, endereço e mercadoria transportada.
Durante a operação, foram abordados aproximadamente 196 veículos, 8 foram orientados a procurarem as Vigilâncias Sanitárias Municipais para regularizarem a situação. Dos veículos com irregularidades 2 eram do município de Blumenau; 2 de Timbó; 1 de Luiz Alves; 1 de Joinville; 1 de Papanduva e 1 de São Bento do Sul.
A Vigilância Sanitária e a UVL de Timbó asseguram que as atividades terão continuidade e faz um alerta à comunidade e aos comerciantes para que não adquiram produtos clandestinos e denunciem esse tipo de irregularidade para a Vigilância Sanitária e Escritório Municipal da Companhia.
Participaram da ação os médicos veterinários da Cidasc Alison Carlesse Ribeiro e Talita Elly Treml, Odemar Slomp da Vigilância Sanitária da ADR de Blumenau, Paulo Seberino da Silva e Carlos Roberto Brancher, representando a Vigilância Sanitária de Timbó, e Erich S. Prochnow da Vigilância Sanitária de Ascurra.
Fonte: Alison Carlesse Ribeiro/ Departamento Regional da Cidasc de Blumenau
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom