O ônibus lilás do programa Mulher Viver Sem Violência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação já começou o roteiro nos municípios da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Criciúma e tem como um dos parceiros a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.
A unidade iniciou o roteiro na segunda-feira, 23, pela comunidade de Pindotiba, em Orleans. Os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – Cras; da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas; Assistência Social e Habitação; Secretaria da Saúde e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf da administração municipal repassaram orientações para a população, além de abordar o tema em debate com os alunos da localidade. No período da tarde, o ônibus visitou a comunidade de Brusque do Sul repetindo as ações.
Na terça-feira, 24, foi a vez do município de Lauro Müller receber o projeto. “Infelizmente nos dias de hoje o índice de violência doméstica ainda é muito alto. Estamos levando informação, sobretudo nas regiões mais isoladas, para que estas mulheres saibam que não estão sozinhas”, comentou a gerente de Políticas Sociais da ADR de Criciúma, Greice Carneiro Menezes Gaidzinski.
A coordenadora Estadual da Mulher, Aretusa Larroyd, afirma que além de cumprir com o objetivo do ônibus é importante também que os municípios façam um levantamento e um acompanhamento das regiões que mais sofrem com estes índices criando alternativas para abordar o tema.
“Na passagem do ônibus as mulheres recebem palestras, orientações jurídicas e em saúde, além de dicas de qualificação profissional. Temos muitos casos de violência contra a mulher, mas sabemos que a maioria ainda não tem coragem de divulgar o problema que enfrenta”, pontua a coordenadora.
O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher, um programa criado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e está percorrendo todos os municípios de Santa Catarina. As vitimas da violência doméstica podem fazer a denúncia anônima através do contato 180 ou diretamente para a Policia Militar discando 190. “Ficamos muito contentes quando fomos procurados pelas coordenadoras do projetos para que a Cidasc fizesse parte deste importantíssimo projeto . Toda violência tem que ser coibida principalmente contra a mulher, que tem o dom dar a vida, que é com certeza o maior milagre que pode existir ” finaliza Eduardo Pesenti.
Cronograma
25/10
Município: Siderópolis
Bairro: Rio Jordão
Horário: 9hs às 16hs.
26/10
Município: Içara
Bairro: Boa Vista
Horário: 13hs.
27/10
Município: Içara
Bairro: Esplanada
Horário: 13hs.
30/10
Município: Forquilhinha
Bairro: Centro e Sanga do Café
Horário: Não defino
31/10
Município: Forquilhinha
Bairro: Santa Cruz e Nova York
Horário: Não defino
01/11
Município: Criciúma
Bairro: Capão Bonito
Horário: 8h30 às 12hs.
03/11
Município: Nova Veneza
Bairro: São Francisco
Horário: Não defino
Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom