No dia 8 de novembro, em uma quarta-feira, foi realizada reunião com proprietários de equinos que estão alocados nas mediações do Centro de Tradições Gaúchas Potro Sem Dono, localizado no município de Guatambu, Departamento Regional de Chapecó.
A reunião teve como objetivo esclarecer dúvidas de todos os âmbitos sobre o Programa Nacional de Sanidade Equídea.
Abordaram-se os temas: Documentação Sanitária e Fiscal em acordância com as normas vigentes em Santa Catarina; Documentação para trânsito de equídeos, que em Santa Catarina é dado pelo Guia de Trânsito Animal – GTA, competência da Cidasc; O exame periódico para Anemia Infecciosa Equina – AIE e Mormo, o qual o criador deve possuir a via original, com até 60 dias de validade (180 dias em propriedades monitoradas para trânsito intraestadual); Atestados e vacinas para Influenza Equina.
O desenvolvimento da discussão incluiu as responsabilidades dos proprietários de equídeos, a importância de manter o cadastro atualizado junto ao Serviço Veterinário Oficial oferecido pela Cidasc e a participação somente em eventos equestres autorizados pela Secretaria Estadual de Agricultura.
A atualização do cadastro do produtor/criador/proprietário animal deve ser feita virtualmente pelo sistema da Cidasc, o SIGEN+.
Fonte: Maria Esther Gonçalves Pereira e Fábio Varoni Pereira
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/