Foto: DR da CIDASC de São Joaquim

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Joaquim realizou nesta segunda, 26, a entrega do certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose para os produtores Manoel Roseni Pereira e Renan Virgo Lina Pereira, da localidade de São João de Pelotas, município de São Joaquim.

Na ocasião, participaram o Gestor Regional do Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim e Cristiane Aparecida Lopes Couto da Epagri, uma das responsáveis através do Programa SC Rural dos Projetos Queijarias do Queijo Serrano e comemoraram junto aos produtores a entrega do certificado, o qual garante um controle mais rigoroso para brucelose e tuberculose nas propriedades.

O documento certifica a propriedade por ter cumprido o que estabelece o Artigo 57 do regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal. De acordo com o Mapa, a proposta do Programa foi elaborada com a participação de especialistas e pesquisadores em epidemiologia, em medicina veterinária preventiva, e em Serviços de Inspeção e Defesa Sanitária Animal.

A Cidasc está empenhada em eliminar a brucelose e tuberculose dos rebanhos do Estado de Santa Catarina e reduzir as perdas de produtividade no campo. Atualmente, o Estado possui apenas 0,912% do seu rebanho bovino afetado por brucelose e 0,5% afetado por tuberculose (sendo a menor prevalência do país).  Os bovinos com brucelose ou tuberculose são encaminhados para abate sanitário e o produtor que cumpre a legislação é indenizado pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal- Fundesa.

Quando houver suspeita das doenças, deve-se procurar um médico veterinário habilitado pelo Mapa para realizar exames nos animais. Os escritórios da Cidasc possuem a lista dos nomes e contatos dos médicos veterinários habilitados.

O que é brucelose?

É uma doença causada por bactérias que pode causar aborto e queda de produção de leite. Ataca machos e fêmeas.

O que é tuberculose?

É uma doença que atinge, principalmente, os bovinos e bubalinos e pode causar emagrecimento, tosse e queda de produção de leite. É comum a condenação de carcaça em abatedoyuros por achados de lesões sugestivas de tuberculose. A doença pode atingir outras espécies de animais, inclusive o homem.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom