Na noite de ontem, 28, a engenheira agrônoma da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Maritza Martins Mansani, em conjunto com a Vigilância Sanitária no estado, realizou uma palestra de orientação aos proprietários e funcionários dos supermercados do município de Irineópolis.
Foram abordados assuntos como rastreabilidade dos produtos vegetais e também o cuidado com a Manipulação de Produtos de Origem Animal, funcionamento do açougue, normas e legislações.
A atividade teve como objetivo capacitar e orientar trabalhadores sobre a boa qualidade sanitária dos produtos, garantindo assim produtos de excelência sanitária para o consumidor.
Programa de Rastreabilidade e-Origem
O Programa desenvolvido pela Companhia e lançado ao público no segundo semestre de 2017. Ele consiste na identificação dos produtos através de um QR Code, que é usado para apresentar informações de produção dos alimentos.
Como funciona o e-Origem
Confira o funcionamento do método desenvolvido pela Cidasc para rastrear a produção de horti-fruti no Estado, em quatro passos:
1 – O agricultor se cadastra na plataforma e-Origem, da Cidasc, e fornece informações sobre as culturas, métodos de produção e localidade, por exemplo;
2 – A Cidasc gera um QR code para esse agricultor;
3 – O código deverá ser impresso e colado na embalagem de cada item;
4 – Em feiras e supermercados, os consumidores podem escanear o código e obter as informações, bem como visualizar imagens da localidade onde é produzido o alimento.
Galeria de Imagens
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom