De acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira (02.03) da Consultoria AgResource, a colheita da soja atingiu 39,1% no Brasil. Segundo os analistas, os trabalhos estão um pouco atrasados em relação ao ano passado, quando esse percentual era de 40,3%. No entanto, o ritmo da colheita da oleaginosa está em linha quando comparada à média dos últimos cinco anos, quando vem sendo colhidos 35% nessa mesma época do ano.

Foto: Vinicius Morales Porto

“De modo que não preocupa. Todos os estados produtores já estão colhendo. O que preocupa são as chuvas em algumas áreas, que dificultam a colheita, afetam a qualidade parcial dos grãos e o escoamento, principalmente na região norte do país”, comenta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

As estimativas de produção de soja brasileira atingiram um novo patamar esta semana, ficando entre 114 milhões de toneladas e 117 milhões de toneladas. “No primeiro caso não compensaria a quebra argentina totalmente, mas no segundo, sim”, pontua Pacheco.

A empresa de consultoria Agrocolsult divulgou, também na última sexta-feira, sua estimativa de que o Brasil deverá exportar 71,3 milhões de toneladas nesta temporada. O número ficou bem acima dos 67 milhões de toneladas projetados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

De acordo com o analista da T&F, a projeção é otimista no sentido de apresentar o Brasil como alternativa de fornecimento mundial “diante da quebra da safra argentina e de uma pequena redução das importações de soja americana pela China”.

Fonte: Agrolink

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom