Os agricultores das cidades de Seara, Arabutã, Arvoredo e Concórdia, todas no Oeste catarinense, enfrentam dificuldades por causa da falta de chuvas. Com isso, não há água suficiente para os produtores e animais das propriedades. Em Seara, os agricultores estão chamando caminhões-pipa para amenizar a situação. O reservatório de água de Seara está quase vazio, assim como o rio que abastece a área urbana. No interior do município, a situação se repete.

Arte: Ascom/Cidasc

Dificuldades

Nos últimos 20 dias, o volume de chuva foi de 5 milímetros em Seara. Em muitas propriedades, a situação é como no terreno do suinocultor Larri Toffoli, onde a cisterna de 500 mil litros de água está vazia há 10 dias e a solução é o caminhão-pipa.

Na propriedade, os 1,5 mil suínos consomem 15 mil litros de água por dia. O suinocultor, em 30 anos de atividade, nunca ficou tão preocupado: “A gente tinha várias nascentes na nossa propriedade e a gente se servia com elas. Para os animais, para a família, para o gado. Mas dos últimos dias para cá, sumiram todas”.

Com isso, a prefeitura recebe muitos chamados para abastecimento com caminhões-pipa. “Nós temos solicitações a cada dia aumentando. Começamos com duas, três propriedades. Hoje, estamos atendendo de 15 a 20 propriedades”, afirmou o secretário de Agricultura de Seara, Ernesto Gomes.

Fonte: G1 Santa Catarina

Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom