A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina- Epagri e as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina realizaram nesta terça-feira, 27, um workshop sobre o programa e-Origem e a qualidade dos alimentos. O debate foi realizado no auditório do IFSC de São Miguel do Oeste.

Foto: ADR São Miguel do Oeste

Segundo o gestor da Cidasc de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, o programa e-Origem surgiu em 2017 para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense, além de dados sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos. Segundo ele, é fruto de um trabalho que iniciou em 2005. O objetivo principal é garantir a qualidade dos alimentos produzidos no Estado e que as pessoas saibam o que estão colocando em suas mesas.

O e-Origem traz um registro da movimentação dos vegetais ao longo de toda cadeia produtiva, desde o produtor até o comércio. Além disso, facilita o monitoramento do uso de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros e também atende a uma demanda dos consumidores, cada vez mais interessados em saber quem produz seus alimentos.

Para aderir ao programa, os produtores rurais devem se cadastrar no Sistema da Cidasc, onde irão inserir as informações sobre cada produto. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem.

Fonte: Rede Peperi

Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom