Na última quinta-feira, 7, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Tubarão realizou uma ação de fiscalização agropecuária em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual de Gravatal/SC, onde diversos veículos foram abordados, incluindo carros de passeio, caminhonetes e caminhões para verificação de transporte de animais e produtos de origem animal.
Alguns caminhões abordados estavam transportando, de forma irregular, produtos de origem animal e tiveram os mesmos apreendidos e inutilizados. Entre os principais motivos para a apreensão estariam o transporte de produtos sem identificação de procedência, data de fabricação e prazo de validade e o acondicionamento e temperatura não condizente com a rotulagem, ou seja, produtos congelados transportados resfriados e produtos resfriados transportados congelados. No total foram apreendidos 510 kg de produtos de origem animal irregulares e os mesmos foram inutilizados na empresa Ossotuba de Tubarão.
Participaram desta ação os médicos veterinários da Cidasc , Luiz Otávio Mariano, responsável regional pelo Departamento de Saúde Animal – DSA, Dayane Santos de Almeida, Unidade Veterinária Local – UVL de Tubarão, Eliéser Ferreira Gobbe, UVL de Rio Fortuna e Erivelton Nandi Nazário, UVL de Armazém.
A equipe da Cidasc contou com o apoio dos Policiais Rodoviários Estaduais e da Vigilância Sanitária de Gravatal que apreendeu e inutilizou produtos de padaria sem identificação de procedência, data de fabricação e prazo de validade que estavam em um caminhão abordado pela equipe da Companhia.
Barreiras Sanitárias
A fiscalização das fronteiras busca prevenir a introdução de doenças que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado. Tais fiscalizações foram intensificadas com o objetivo de coibir o ingresso e a passagem de animais, seus produtos e subprodutos e espécies suscetíveis à Febre Aftosa. O sistema de barreiras sanitárias funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.
Para transportar animais com segurança, procure o Escritório da Cidasc mais próximo ou um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para fornecer a GTA – Guia de Trânsito Animal – que é o documento necessário.
Estes documentos são:
• Certificados de vacinação, quando for o caso.
• Atestados negativos para determinados tipos de doenças.
• Documentos de identificação dos animais destinados à reprodução.
• Autorização do IBAMA, para o caso de animais silvestres.
Serviço de Inspeção Estadual – SIE
O Serviço de Inspeção Estadual – SIE da Cidasc é um sistema de controle e fiscalização que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal comestíveis ou não comestíveis. As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados por médicos veterinários oficiais do SIE que realizam orientações nas indústrias para que o produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde. Os veterinários verificam se os produtos atentem aos requisitos mínimos de qualidade para consumos, os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.
As ações de inspeção buscam oferecer alimentos de qualidade mediante o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até a industrialização, envolvendo a transformação da matéria-prima em alimento, seu armazenamento, transporte e comércio.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom