Na semana em que a SCPar Porto de São Francisco do Sul completa 63 anos de história novos investimentos são entregues para fortalecer o desenvolvimento do terminal portuário. Nesta quinta-feira, 5, às 9h, foi inaugurada a primeira torre do novo sistema de iluminação e autorizado o início das obras do portão de acesso, o gate in. Ambos totalizam R$ 10 milhões em investimentos. O terminal possui 190 colaboradores.
A construção do novo portão de acesso tem aporte de R$ 4,7 milhões e prazo de nove meses de execução. Vai permitir dobrar a capacidade de atuação do terminal. Atualmente, o porto possui um acesso com duas balanças bidirecionais. Com a obra será construído um novo portão e serão instaladas mais três balanças rodoviárias eletrônicas. Esse avanço é importante para facilitar a operação e manter terminal entre os sete mais competitivos do Brasil.
Ao final, serão sete novas torres de iluminação, fundamentais para garantir a segurança das operações. As obras começaram em janeiro de 2018 e terminam no mês de outubro. Estão sendo investidos R$ 5,3 milhões.
Na solenidade estiveram presentes José João Tavares, diretor presidente da SC Participações e Parcerias S.A., Luís Henrique Furtado, diretor Presidente da SCPar Porto de São Francisco do Sul, Volnei Francisco Batista, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville. Representando a Cidasc no evento, Alexandre de Oliveira, Supervisor do Terminal Graneleiro da Cidasc em São Francisco do Sul, e Marcos Roberto Pacheco, Diretor Institucional da Companhia.
Porto tem 63 anos de história
Em 1° de março de 1941, a união autorizou o Estado de Santa Catarina, por meio de concessão, a construir e explorar um porto em São Francisco do Sul. Em 1945 começaram as obras com inauguração dez anos mais tarde, em 1º de julho de 1955. Naquela época, a madeira e a erva mate eram os principais produtos de exportação. o trigo argentino e do Oeste catarinense, caracterizavam o potencial graneleiro do porto.
Em 1996, o Governo do Estado deu início ao arrendamento do Terminal Portuário de Santa Catarina (TESC), que começou a operar junto ao porto. Em 2004, entrou em funcionamento o corredor de exportação, formado pela Cidasc, Bunge e Terlogs. A iniciativa dobrou a capacidade de carregamento do terminal. Em 2009 foi comemorada a conclusão da derrocagem da laje da cruz, obra que permitiu o recebimento de navios com calado de 12,5 metros. Em 2013 a ampliação e o realinhamento do berço 201 facilitou a movimentação de navios maiores.
Outro marco importante foi em 2014: a concessão junto foi renovada e Santa Catarina tem o direito de administrar a estrutura nos próximos 25 anos. Outra mudança significativa no Porto de São Francisco do Sul é de dezembro de 2017, quando foi sancionada a lei que autorizou a extinção da autarquia do Governo do Estado que administrava o porto. Foi criada a Sociedade de Propósito Específico (SPE), que passou a administrar o terminal portuário. A SPE é subsidiária da empresa estadual SCPar, assim como a SCPar do Porto de Imbituba, criada para administrar o Porto do Litoral Sul, em 2012.
Fonte: Assessoria de Imprensa Do ScPar Porto de São Francisco do Sul
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/