
Imagem: Divulgação
Aconteceu em agosto no município Medianeira, no Paraná, a Feira da América Latina de Aves, Suínos e Peixes – Avesui 2018, que é uma das principais feiras sobre aves, suínos e peixes da America Latina. O evento contou com seminários e expositores de todo o pais.
A Diretora técnica da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc Priscila Belleza Maciel, compareceu ao evento para palestrar no painel sobre a Salmonela e falou sobre a defesa estadual, utilizando como base o trabalho de defesa realizado em Santa Catarina pela Cidasc.
Saiba mais sobre a Salmonela
Salmonela
Salmonelas são bactérias que pertencem à família Enterobacteriaceae, possuem forma de bastonete, metabolismo respiratório e fermentativo, e a maioria delas possui interesse clínico. Como podem sobreviver bastante tempo fora de um hospedeiro, sua taxa de transmissão é bastante grande. Elas podem ser encontradas principalmente em carnes bovinas e suínas, aves, ovos e leites não pasteurizados.
A salmonela é uma bactéria comum que faz parte da flora intestinal de seres humanos e de animais. Há, no entanto, dois tipos de maior preocupação para a saúde pública: a Salmonella typhi, que leva a infecções sistêmicas; e a Salmonella Typhimurium, um dos agentes causadores das gastrenterites (inflamações no estômago e no intestino).
Capazes de sobreviver na acidez do estômago, elas causam infecções quando chegam ao intestino. Diarreia, vômito, dores abdominais e febre são alguns dos sintomas para quem ingeriu algum tipo de alimento contaminado com a bactéria. A grande parte dos casos não requer hospitalização, mas se os sintomas durarem mais de 72 horas, o atendimento médico deve ser procurado. Formas mais violentas da bactéria, como a Salmonella typhi, podem fazer com que os sintomas durem até 8 semanas, além de causar a morte. Pacientes com HIV e anemia, por conta da fragilidade do organismo, são bastante sensíveis a contaminação pelas bactérias.
Mais informações à imprensa
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom