A Serra Catarinense, conhecida como celeiro do gado de corte do Estado, disponibiliza todos os anos, entre os meses de abril e junho nas tradicionais feiras de terneiros e entre agosto e novembro nas feiras de gado geral, grande quantidade de bovinos que abastece tanto o mercado Catarinense, quanto de estados próximos. Além do mais, grande maioria dos terneiros machos que lotaram as cargas dos navios para exportação, cada uma com aproximadamente 5 mil animais, foram provenientes da região serrana.
Entre a segunda quinzena de agosto e novembro 2018, as Associações Rurais de Lages e São José do Cerrito comercializaram 4.236 bovinos em 10 eventos, fornecendo ao mercado interno do Estado, bem como ao estado vizinho do Paraná, animais cruzados e puros das diversas raças, categorias e faixas etárias.
Durante estes eventos a atuação da Cidasc na área de Defesa Sanitária Animal é de extrema importância, pois permite a fiscalização e vistoria de quantidade considerável de animais, oriundos de diversas propriedades, possibilitando atuação rápida e pontual em infrações da legislação vigente e/ou diagnóstico e medidas cabíveis em casos de problemas sanitários.
Além do mais, este trabalho de maior aproximação ao setor agropecuário possibilita a orientação técnica e educação sanitária direta, principalmente de produtores rurais e promotores de eventos, bem como dos colegas médicos veterinários responsáveis técnicos e habilitados para realização de exames, atestados, vacinas e outras exigências sanitárias. E assim, agregando trabalhos em parceria e difusão de conhecimentos conseguimos manter e até melhorar a condição sanitária animal de Santa Catarina.
Fonte: Cristina Perito Cardoso e Leopoldo Carlos Medeiros Neto, Médicos Veterinários CIDASC – UVL de Lages/SC.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom