Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos

“Graças a Cidasc estou sendo formado e também me tornei um “Sanitarista Junior” cuidando da saúde de animais e vegetais” essa foi a frase que encerrou a redação vencedora do concurso cultural que marcou, ontem, 06, o encerramento do Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Cidasc – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, na Escola Isolada Municipal Encruzilhada, em Campos Novos. A cerimônia de formatura dos alunos do 1º ao 5º ano contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação de Campos Novos e da empresa patrocinadora Enercam.

Além de receberem o certificado do Projeto Sanitarista Junior os alunos também fizeram apresentações como forma de homenagear o trabalho desenvolvido pela Cidasc na escola, que além da teoria, envolveu saídas de campo, vídeos ilustrativos, jogos e contato direto com profissionais da área.

No concurso cultural os alunos do 1º e 3º ano foram responsáveis por confeccionar desenhos retratando o aprendizado com o projeto da Cidasc em sua escola, já os do 4º e 5º ano tiveram que produzir redações com o mesmo tema. Os alunos com o melhor desenho e redação ganharam uma bicicleta cada como premiação, oferecida pela empresa Campos Novos Energia SA – Enercan.

Confira um trecho da redação vencedora, de Renan Felipe dos Santos, 10 anos e aluno do 4º ano “Tanto a saúde dos animais como o controle de pragas dos vegetais são muito importantes para o ser humano. Entretanto a Cidasc com o Projeto Sanitarista Junior tem realizado nas escolas um ótimo trabalho, fazendo com que os alunos conheçam mais a sobre a sanidade animal e vegetal. Durante as aulas aprendi muitos assuntos interessantes, como as zoonoses, os cuidados que devemos ter para que o ser humano não seja infectado, também como pode ser o transporte de animais e vegetais. O produtor deve ir até a Cidasc e tirar uma GTA para animais e PTV para vegetais. Desse modo ambos podem ter um transporte seguro […]”

O prêmio de melhor desenho ficou com o aluno do 1° ano, Pedro Henrique de Oliveira Canani. Confira abaixo:

“A Cidasc de Campos Novos ficou muito feliz com o andamento do projeto e sua conclusão na escola, todos os objetivos foram alcançados com êxito, e agradece a colaboração das professoras da escola, dos representantes da secretaria municipal de educação e a da Enercan neste processo, que foi um sucesso” comemora Karen Sandrin Rossi, médica veterinária do Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

Sobre o Projeto

Em todo o Estado, o Projeto Sanitarista Junior atende mais de 100 escolas distribuídas em 42 municípios, contemplando mais de 7 mil crianças. Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

Confira a galeria de fotos:

www.facebook.com/cidasc.ascom/