A divisão de classificação é uma subárea do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e promove ações que auxiliam as atividades de comercialização, estabelecendo parâmetros de qualidade, mediante normas oficiais de padronização dos produtos vegetais, e, a elevação do padrão de qualidade dos produtos de origem vegetal catarinenses. Visa a segurança dos alimentos ofertados aos consumidores nos portos, na importação, exportação e mercado interno, na comercialização de tabaco em folha curado e do Selo de Conformidade Cidasc (SCC).
Classificação Vegetal
A classificação vegetal tem por objetivo oferecer produtos nos padrões físicos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para os consumidores. Abrange toda população do estado e cerca de 350 empresas, que solicitam os trabalhos de classificação da Cidasc para atender a legislação e mais 50 em outras atividade SCC e Afrubra..
A classificação vegetal atende importação em 4 portos e 1 aduana seca, empresas cerealistas e beneficiadoras de frutas, na qual, de janeiro a outubro, foram classificados aproximadamente 850 mil toneladas de produtos. Subdivididos em mercado interno: 300 mil toneladas de produtos e 1.650 certificados emitidos, entre farinhas, óleos, frutas e cereais (arroz); mercado externo: 42 mil toneladas de produtos classificados e 1.800 certificados emitidos, frutas, cereais e vegetais; importação: 450 mil toneladas de produtos e 7.900 certificados emitidos, entre frutas, farinhas, e cereais.
Capacitações para Técnicos em Classificação Vegetal – SC e Participações em Eventos
Foram realizadas oficinas, que visam o melhor desenvolvimento das atividades agrícolas, proporcionando maior aproveitamento da produção, melhoria de renda aos produtores e qualidade de vida no campo. Foram realizadas integrações de entidades de classificação com a Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra; participação na Exposuper; Simpósio pós colheita da região Sul em Não me Toque – RS; curso para técnicos em Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle para indústrias de alimentos da área vegetal; 2 cursos para técnicos, com 3 habilitados em legislação e classificação de maçã em parceria com a ABPM, e 11 na reciclagem em classificação de batata e tomate.
Estas capacitações favorecem o melhor desenvolvimento das atividades da classificação e consultorias do SCC.
Selo de Conformidade Cidasc
A equipe do SCC ampara 26 empresas em diversos segmentos de processamento de alimentos como, cereais, farinha de mandioca, polvilho azedo, conserva de palmeiras, alhos, maçã, banana e produção primária. . Por adesão voluntária, presta consultoria na elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação – MBPF, Manual de Boas Práticas Agrícolas – MBPA e Procedimentos Operacionais Padronizados – POP’s, tornando os processos padronizados e os produtos seguros para os consumidores. Após o término da consultoria a empresa é auditada e se cumprir os requisitos pré estabelecidos é certificada, a certificação é renovada semestralmente através de auditorias.
“O SCC visa adequar os processos de fabricação com base na legislação pertinente, elevar a segurança dos produtos de origem vegetal e oferecer condições para melhoria contínua aos estabelecimentos do agronegócio e agrofamiliares de Santa Catarina”, destaca a gestora da Divisão, Valdirene Régia Bizolo Sommer.
Em 2018 foram certificadas quatro empresas, sendo: uma em beneficiamento de arroz, uma em beneficiamento de maçã e uma produção primária hidropônica. Foram realizadas quatro auditorias de implantação e 14 de renovação e aproximadamente 80 consultorias nas empresas em processo de implantação. Três novas empresas aderiram ao Selo.
Acompanhamento da comercialização do tabaco em folha
Outro importante passo da Divisão de Classificação foi o contrato com a Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra. Neste ano, foram atendidas 18 empresas fumageiras, com um volume aproximado de 230 mil toneladas de tabaco comercializado.
Para participar ou solicitar mais informações
Você pode entrar em contato com a Divisão de Classificação Vegetal da Cidasc pelo telefone (48) 3665-7081. Também é possível conhecer melhor as etapas da certificação no site da Companhia. Para saber mais sobre as ações da Cidasc no âmbito da classificação vegetal, clique aqui.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom