2018 é o quarto ano em que o Projeto Sanitarista Junior vem aproximando a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Sanata Catarina – Cidasc dos catarinenses e trabalhando a Defesa Sanitária como tema transversal no currículo das escolas do estado. Durante o ano formamos parcerias 82 escolas de 41 municípios e alcançamos 2400 crianças. O Projeto prevê a introdução transversal do tema da Defesa Agropecuária no Projeto Político Pedagógico das escolas parceiras, para crianças a partir de 9 anos de idade, que cursam o 4º ano do ensino fundamental.
Foi implantado pela Cidasc nas escolas de Santa Catarina em fevereiro de 2015, com o objetivo promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários desde o período escolar, melhorando direta e indiretamente a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.
Em 2018 foram realizadas diversas atividades visando melhorias e expansão do Projeto, entre elas estão: um curso de Práticas Pedagógicas para Educação Sanitária, que contou com 48 participantes entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas; publicação do Livro do Professor e do Caderno de Atividades dos Alunos do Projeto Sanitarista Junior; publicação do jogo de tabuleiro da Agricultura Orgânica; apresentação do Projeto Sanitarista na 6ª Conferência Nacional e I Internacional em Defesa Agropecuária na Bahia; formalização de Convênio junto ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesado – FRBL do Ministério Público de Santa Catarina – MP/SC no valor aproximado de 300 mil reais para reprodução de material educativo;
“Com a ampliação dos materiais didáticos em 2018, como o Livro do Professor e o Caderno de Atividades dos Alunos, proporcionou maior autonomia para os professores no desenvolvimento do projeto em sala de aula” ressalta a engenheira agrônoma da Cidasc e coordenadora do projeto Patrícia Almeida Barroso Moreira.
Neste ano, as atividades do Projeto ocorreram em todas as escolas parceiras e contribuiu com as finalidades da educação sanitária, que é compreendida como atividade estratégica e instrumento da defesa agropecuária com fins de garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos objetivos.
Para motivar ainda mais o interesse das crianças pelas ações do projeto, os encontros além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos, jogos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros. As aulas são ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas.
Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/