Em 2018, o Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul movimentou cerca de 6 milhões de toneladas de grãos expedidas pelo corredor exportação, destes, cerca de 1,4 milhões com utilização dos armazéns da Cidasc. O faturamento acumulado neste ano ficou acima dos 39 milhões de reais, representando um aumento em relação ao ano anterior.
Em investimentos tivemos também cerca de 3,2 milhões na substituição das correias transportadoras e elevadoras utilizadas no recebimento e expedição de grãos deste Terminal. Foi também realizado investimentos cerca de 1,3 milhão nas adequações, implementações e licenciamento dos sistemas e equipamentos para o controle de acesso, controle de estoque e monitoramento, requisitos necessários para atender as exigências da Receita Federal do Brasil – RFB para que o Terminal Graneleiro possa ser reconhecido como recinto alfandegado.
Por meio do terminal são escoadas as safras da região sul e do centro-oeste do país, onde cerca de 12% do produto a granel exportado pelo Brasil passa pelo corredor de exportação, que opera em regime de 24 horas diário e atende as principais empresas brasileiras exportadoras de soja, farelo de soja e milho.
O terminal possui 2 armazéns para armazenamento e formação de lotes para posterior embarque, em conjunto com outros dois terminais dos clientes parceiros. O recebimento da carga é feito por dois modais: Rodoviário (caminhões) e Ferroviário (vagões) sendo, em ambos os casos, realizada a pesagem em balanças eletrônicas e descarregados em moegas individuais.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom