Foto: Unidade Veterinária Local de Sombrio

A Unidade Veterinária Local – UVL da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Cataria – Cidasc de Sombrio realizou, com apoio da Policia Militar de Santa Catarina e a Vigilância Sanitária Municipal, uma barreira de trânsito na rodovia SC 449, que liga os municípios de Sombrio e Jacinto Machado. A barreira foi efetuada devido a realização do VII Rodeio Crioulo Estadual, que irá ocorrer no próximo fim de semana na cidade. Ao todo, 22 veículos foram abordados durante a ação, onde foi realizada a fiscalização e a entrega de folders explicativos sobre doenças como a Anemia Infecciosa Equina – AIE, Mormo, Febre Aftosa, Raiva, Brucelose e tuberculose.

“Este tipo de ação tem surtido efeitos muito positivos, tendo em vista que além da fiscalização realizada, também é efetuado o trabalho de educação sanitária dos condutores com a entrega de materiais explicando as situações levantadas pelos mesmos”, ressalta Marcelo Dias Vieira, médico veterinário da Companhia.

Barreiras Sanitárias

Foto: Unidade Veterinária Local de Sombrio

Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado.

O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

Atualmente, o estado conta com 63 postos de fiscalização, espalhados nas divisas com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná e na fronteira com a Argentina.

Para transportar animais com segurança, procure o Escritório da Cidasc mais próximo ou um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para fornecer a GTA – Guia de Trânsito Animal – que é o documento necessário.

Estes documentos são:

• Certificados de vacinação, quando for o caso.
• Atestados negativos para determinados tipos de doenças.
• Documentos de identificação dos animais destinados à reprodução.
• Autorização do IBAMA, para o caso de animais silvestres.

Fonte: Unidade Veterinária Local de Sombrio

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom