A Unidade Veterinária Local – UVL da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Cataria – Cidasc de Sombrio realizou, com apoio da Policia Militar de Santa Catarina e a Vigilância Sanitária Municipal, uma barreira de trânsito na rodovia SC 449, que liga os municípios de Sombrio e Jacinto Machado. A barreira foi efetuada devido a realização do VII Rodeio Crioulo Estadual, que irá ocorrer no próximo fim de semana na cidade. Ao todo, 22 veículos foram abordados durante a ação, onde foi realizada a fiscalização e a entrega de folders explicativos sobre doenças como a Anemia Infecciosa Equina – AIE, Mormo, Febre Aftosa, Raiva, Brucelose e tuberculose.
“Este tipo de ação tem surtido efeitos muito positivos, tendo em vista que além da fiscalização realizada, também é efetuado o trabalho de educação sanitária dos condutores com a entrega de materiais explicando as situações levantadas pelos mesmos”, ressalta Marcelo Dias Vieira, médico veterinário da Companhia.
Barreiras Sanitárias
Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado.
O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.
Atualmente, o estado conta com 63 postos de fiscalização, espalhados nas divisas com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná e na fronteira com a Argentina.
Para transportar animais com segurança, procure o Escritório da Cidasc mais próximo ou um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para fornecer a GTA – Guia de Trânsito Animal – que é o documento necessário.
Estes documentos são:
• Certificados de vacinação, quando for o caso.
• Atestados negativos para determinados tipos de doenças.
• Documentos de identificação dos animais destinados à reprodução.
• Autorização do IBAMA, para o caso de animais silvestres.
Fonte: Unidade Veterinária Local de Sombrio
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom