Hoje, 12, foi realizada, na escola Isolada Municipal Corredeira, abrangida pelo Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Campos Novos, a primeira aula do Projeto Sanitarista Junior. No encontro os alunos tiveram o primeiro contato com o Projeto, a Cidasc e a importância da defesa agropecuária. A unidade de ensino é uma escola no meio rural, multisseriada com alunos do 1º ao 5º ano, com 16 crianças participantes.
No primeiro encontro foram apresentados para as crianças os objetivos do projeto e os materiais didáticos que serão utilizados durante o ano. A oportunidade foi aproveitada para expor o trabalho desenvolvido pela Companhia e sua importância no estado e no país, entre eles, as zoonoses, a Defesa Sanitária Animal e Vegetal, barreiras sanitárias, quais os profissionais que trabalham na Cidasc e o que fazem.
E, para descontrair a aula após tantos conteúdos novos trabalhados, a diretora das escolas multisseriadas, Marilice, trouxe a coelhinha para alegrar e lembrar da páscoa que se aproxima, alegrando as crianças. “Percebemos que será um ano de muito aprendizado e troca de experiências com a professora e as crianças da escola da Corredeira”, afirma Karen Sandrin Rossi, médica veterinária da Companhia.
Projeto Sanitarista Junior
O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom