O Serviço de Inspeção Estadual de Produtos de Origem Animal – SIE da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, realizou a vistoria, análise e aprovação do projeto de construção no local onde está sendo instalado o Abatedouro e Comércio de Carnes Rossi Ltda, no Distrito de Taquara Verde, em Caçador.
Os próximos passos serão acompanhar a análise da rotulagem e memorial descritivo de produtos e avaliação dos demais documentos pertinentes ao processo, finalizando com a emissão e entrega do título de registro ao frigorífico que ocupa um terreno de 70 mil m² e terá 3.500m² de área construída. A estrutura servirá para a realização de abate de bovinos e bubalinos, além de ovinos e suínos. A planta foi projetada com especial atenção ao fluxo de produção, desde a chegada dos animais até a expedição de produtos acabados, atendendo os requisitos de bem-estar animal.
O procedimento que a Cidasc realiza através do SIE tem como objetivo a manutenção da saúde pública, através da realização de ações de fiscalização, supervisões e auditorias em estabelecimentos catarinenses que manipulam e elaboram produtos de origem animal, e dessa maneira garantem a qualidade e inocuidade dos alimentos, permitindo a comercialização dos mesmos.
As ações dos profissionais da Cidasc, observando a legalização documental e estrutural nos estabelecimentos que produzem produtos de origem animal, promovem o combate à clandestinidade e atuam com a finalidade de oferecer à população produtos sem risco sanitário e de alta qualidade ao consumo humano.
Santa Catarina é um dos estados que mais produz proteína animal no mundo e a carne produzida em nosso Estado é reconhecida mundialmente pela qualidade e pelo status sanitário de seu rebanho, resultado de um trabalho promovido pela Companhia desde 1992 em todo o Estado.
Você já reparou no selo do SIE ao comprar um alimento de origem animal?
O selo é resultado de ação preventiva dos fiscais estaduais agropecuários nas instalações industriais onde ocorre o abate, o processamento e o armazenamento de produtos de origem animal . As inspeções atestam a segurança sanitária dos produtos, que, quando aprovados, recebem o carimbo e tem sua comercialização autorizada.
Na hora da compra, o consumidor deve verificar se os produtos de origem animal têm o carimbo do SIF, SIE ou SIM.
O carimbo com a palavra “INSPECIONADO” retrata a imagem do selo de inspeção. Essa é a palavra comum para todos os selos que certificam os produtos de origem animal. O que muda é o local e a sigla.
→ Se for Serviço de Inspeção Federal, aparece Brasil, Ministério da Agricultura e a sigla S.I.F.
→ Se for Serviço de Inspeção Estadual, aparece Santa Catarina e a sigla S.I.E.
→ Se for Serviço de Inspeção Municipal, aparece o nome do município e a sigla S.I.M.
Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras.
Os selos de inspeção atestam que os produtos são inócuos aos consumidores, isto é, não apresentam risco à saúde humana, demonstrando a qualidade e respaldando que os produtos estão dentro dos padrões técnicos e sanitários estabelecidos pelas normas vigentes.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Caçador e Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DEINP.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/