Nesta terça-feira (11), aconteceu em Chapecó, um evento organizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia – Alimentos e Bebidas. Os assuntos abordados foram a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controles (APPCC). Os ministrantes do evento foram os colaboradores do SENAI Sra. Gabrielle Chiarani (consultora), Sra. Yasmine Barradas (representante comercial) e Sr. Milto Defaveri.e (pesquisador e consultor).

O evento foi idealizado pelos médicos veterinários oficiais da Cidasc dos departamentos regionais de Chapecó, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Xanxerê, e foi uma oportunidade de atualização para todos os presentes, além de um incentivo para aperfeiçoamento da qualidade na fabricação dos produtos de origem animal, buscando a segurança alimentar e a garantia da saúde pública. Participaram do encontro aproximadamente 60 profissionais, entre médicos veterinários habilitados, responsáveis técnicos e responsáveis por Programas de Auto Controle de agroindústrias fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC

O sistema APPCC é uma forma de identificar e analisar os perigos envolvidos na produção de alimentos, buscando alternativas de controle com o intuito de garantir a segurança do consumidor. Tem como objetivo identificar todos os fatores associados à matéria-prima, ingredientes, insumos e processo com o intuito de garantir a inocuidade do produto final até sua chegada ao consumidor.

É constituído de 7 etapas: a. identificação dos perigos de contaminação e avaliação de sua severidade; b. determinação dos PCC’s (pontos críticos de controle); c. instituir medidas e estabelecer critérios para assegurar o controle do processo/processamento; d. monitorar os pontos críticos de controle; e. estabelecer um sistema de arquivos e registro de dados; f. agir corretivamente sempre que os resultados do monitoramento indicarem que os critérios não estão sendo seguidos; g. verificar se o sistema está funcionando como planejado.

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom