Foto: Município de União do Oeste

Com o objetivo de incentivar a certificação de propriedades como livres de doenças ou monitoradas, o município de União do Oeste lançou no dia 18 de junho, durante o Seminário Municipal sobre Brucelose e Tuberculose, o Programa Municipal de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose.

Com o slogan “Proteja Você e Seu Rebanho”, o programa tem a finalidade de buscar a certificação das propriedades do município, reduzindo assim os riscos à saúde pública e proporcionando condições para ter produtos de origem animal com diferencial de qualidade e maior valor agregado.

Realizado no Centro de Múltiplo Uso, o Seminário contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades, profissionais da saúde e agricultura, bem como, um público formado principalmente por produtores rurais.

O evento contou as palestras do médico veterinário do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Lourenço do Oeste, Milton Kasper, e das profissionais da Unidade de Saúde do município de Flor do Sertão, a secretária de saúde Maristela Valler e a técnica de enfermagem Andréia Dall agnol.

Após as palestras a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de União do Oeste, falou sobre o funcionamento do Programa Municipal de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose, momento em que o público pode tirar dúvidas e saber dos benefícios ao aderirem ao programa. Representando a Cidasc da região de Quilombo, o médico veterinário Odirlei facchi destacou a importância do combate e erradicação das doenças nas propriedades, colocando – se à disposição para auxiliar o município nas ações do programa implantado.

Conforme o secretário de agricultura Paulo Gonçalves Soares, a equipe da secretaria estará à disposição para orientar e dar todo o suporte para os produtores aderirem ao programa, realizarem os exames dos animais, fortalecer os trabalhos de monitoramento e erradicação das doenças em suas propriedades.

Para o secretário de saúde Vitório Gubert, tal programa implantado também vem beneficiar a saúde pública, evitando que casos de brucelose possam acontecer no ser humano.

Importante:

Transmissão nas Pessoas:

  • Consumo de leite cru e queijo contaminado;
  • Auxílio em partos sem proteção adequada;
  • Contato com placentas e líquidos fetais;
  • Contato com vísceras contaminadas.

Presentes no Seminário o prefeito Celso Matiello e o vice-prefeito Fábio Antônio Agostinetto, destacam que é preciso investir também na prevenção das doenças sendo que, ao mesmo tempo que o programa implantado cuida da saúde do rebanho bovino, dará segurança e qualidade nos produtos consumidos pelas pessoas. “Além da saúde e qualidade de vida animal e humana, o nosso município vai agregar valor na produção animal que comercializa”, lembra o prefeito.

O Programa “Proteja Você e Seu Rebanho”

Como o produtor pode participar:

  • Solicitar para a Cidasc o requerimento de Certificação de Propriedade;
  • Agendar com médico veterinário habilitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
  • Ter todo o rebanho em dia com todos os animais brincados

Benefícios:

  • O produtor que realizar os exames de Brucelose e Tuberculose no seu rebanho, receberá um auxílio financeiro no exame para cada animal (Pagamento do auxílio mediante apresentação do laudo dos exames dos animais em nome do beneficiário, emitido pelo profissional habilitado)

Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura com o médico veterinário Tiago Giovanoni.

Fonte: Município de União do Oeste

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom