O Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Cataria – Cidasc, participou nos dias 27 e 28 de junho da “Mostra Multidisciplinar 2019”, que aconteceu no centro de eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul. O evento reuniu cerca de 120 projetos elaborados por alunos de todas as turmas da rede municipal de ensino e tem como objetivo incentivar e socializar as experiências científicas, projetos, pesquisas e atividades de aprendizagens. O local reuniu maquetes, apresentações artísticas, musicais e danças típicas de festa junina.
O Sanitarista Junior foi apresentado pelas alunas Luisa Becker, Laura Lehmann da Silva, Isabelle Giovanna Menelli, orientadas pela professora Ana Dolsan, da escola Centro Educacional Daniel Maschio, e do médico veterinário da Unidade Veterinária Local da Cidasc de Rio do Sul, Fabricio Dias Costa. As alunas apresentaram o projeto Sanitarista Júnior à rede de escolas municipais de Rio do Sul.
O Projeto Sanitarista Junior Integra o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania. As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo.
Sobre o Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior é promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc que atua em escolas municipais em todo o estado. As aulas envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
Fonte: Fabricio Dias Costa | Departamento Regional de Rio do Sul
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom