Imagem: Ascom / Cidasc

A Peste Suína Clássica é uma doença transmissível por um vírus que atinge suínos e javalis e o contágio entre os animais pode ser muito rápido, além de não ter cura.

A transmissão da doença se dá através do contato com a saliva ou secreção de animais doentes, consumo de ração ou água contaminadas, por pessoas pelo contato com animais doentes e contaminação em caminhões que realizaram o transporte de animais doentes.

Alguns dos sintomas percebidos pelo suinocultor são: a diminuição do apetite, febre acima de 40ºC, andar cambaleante, manchas avermelhadas pelo corpo, principalmente atrás das orelhas, entre as pernas e na papada, abortos, mortes de recém nascidos e fetos mumificados e fêmeas com muita repetição de cio.

Prevenção

Para prevenir a Peste Suína Clássica é importante adquirir matrizes e reprodutores apenas com certificação de que o animal não possui nenhuma doença, evitar a entrada de pessoas estranhas na propriedade, ter cuidado no transporte de animais, sempre utilizando a Guia de Trânsito Animal (GTA) e usando caminhões desinfetados. Além disso, é proibido dar restos de comida aos suínos, pois é uma fonte de contaminação aos animais.
Em caso de sintomas ou dúvidas, contate a Cidasc através dos Escritórios Municipais ou Departamentos Regionais.

Imagem: Arquivo / Cidasc

Zona Livre de Peste Suína Clássica

Em 2015 nosso estado obteve a Certificação da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE como Zona Livre de Peste Suína Clássica, conquista que confirma a excelência de Santa Catarina e a importância da Cidasc no que se refere à Defesa Sanitária Agropecuária no Estado.
Para desenvolver suas ações, A Companhia conta hoje com o apoio de diversos Departamentos Regionais e Escritórios Locais, distribuídos por todo o território catarinense, possibilitando um maior contato entre a Cidasc e o Produtor, além de permitir um melhor reconhecimento das demandas específicas de cada região.

 

 

 

 

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom