Foto: Departamento Regional de Mafra

Nos dias 11 e 30 de Julho, os alunos do Projeto Sanitarista Junior da EMEB Benemerito Felipe Carvalho Martins e EMEF Campo da Lança, respectivamente, do município de Mafra, receberam uma aula prática de visualização de materiais através da lupa e do microscópio. Os materiais utilizados para a realização das aulas práticas foram cedidos em parceria com a Universidade do Contestado (UNC). Foi elaborada uma aula conjunta entre área animal e vegetal, separada em duas etapas pelos membros do Projeto.

Na ocasião foi apresentado aos alunos placas de cultivo de bactérias, e informações em relação as doenças que podem ser causados nos animais e vegetais e também as formas e colorações que podem apresentar. Na lupa, os alunos puderam ver as moscas, carrapatos, pulgas, aranhas, e aproveitar o momento para destacar a importância destes parasitas na transmissão de doenças. Na visualização do microscópio foi possível ver os protozoários, sendo esta lâmina a mais empolgante para os alunos, que puderam visualizar os protozoários em atividade.

Na segunda etapa, os alunos tiveram orientações sobre a parte animal e vegetal nas lâminas e ainda foi apresentado a lâmina de esfregaço sanguíneo (demonstrando as principais células, que são em geral, alvo dos parasitas sanguíneos, levando a doenças como Tristeza Parasitária Bovina, Febre maculosa e Erliquiose canina).

Na área vegetal, as lâminas histológicas de caule, folha e flor, os alunos puderam observar as formas e estruturas dos organismos vegetais.

A ministração das aulas práticas pelo Projeto Sanitarista Junior teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato com instrumentos que permitem a visualização de insetos e partes de vegetais de maneira ampliada. O primeiro contato com o microscópio e a lupa não tem o objetivo científico, mas o despertamento do interesse pela ciência e quem sabe nortear a escolha de uma possível profissão na área.

O Projeto Sanitarista Junior

Este projeto têm por objetivo geral proporcionar que alunos e professores, produtores rurais, comerciantes de produtos de origem vegetal e animal, responsáveis técnicos e a comunidade em geral se tornem agentes multiplicadores da Educação Sanitária Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Com isso, possibilitar um exercício pleno da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Além de estabelecer parcerias com entidades e órgãos públicos com intuito de ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Educação Sanitária.

Profissionais Envolvidos:

Escola Emef Campo da Lança:

Engenheira agrônoma Francieli Marmentini Claudino Schuhli; Médica veterinária Carolina Grasel Barbosa Hack; Técnico agrícola Cleizi Giseli Karvay

Escola Emeb Felipe Carvalho Martins:

Engenheira agrônoma Francieli Marmentini Claudino Schuhli; Médico veterinário Carlos César Mascarenhas da Silva de Oliveira; Técnico agrícola Cleizi Giseli Karvay

Fonte: Departamento Regional de Mafra

 

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom