Foto: Ascom / Cidasc

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc promoveu durante essa semana a 1ª Oficina em Educação Sanitária: Da Cidasc para o PNEFA em SC. O evento foi realizado, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os dias 27 e 29 de agosto no auditório do Escritório Central da Cidasc, em Florianópolis.

Na oficina foi realizado ações de capacitação teórica sobre o desenvolvimento das competências do educador sanitário, a elaboração de diagnósticos e estratégias educativas para alcançar o produtor rural e fomentar as notificações das doenças vesiculares. Estiveram presentes cerca de 30 médicos veterinários da Cidasc, que atuam em todas as áreas do Estado. 

A coordenadora estadual de educação sanitária Cidasc, Patrícia Almeida Barroso Moreira falou sobre a importância deste evento para as ações realizadas pela Cidasc. “Estamos aproveitando os veterinários de campo para o desenvolvimento de um questionário que irá nos ajudar a elaborar o diagnóstico do silêncio epidemiológico da Febre Aftosa e das doenças vesiculares em Santa Catarina.” afirmou Patrícia.

Foto: Ascom / Cidasc

Santa Catarina é livre de Febre Aftosa sem vacinação

Foto: Ascom / Cidasc

Há 12 anos, Santa Catarina se mantém como único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação. O status sanitário diferenciado contribuiu para que SC se tornasse um dos maiores produtores de suínos e aves do país e uma referência em sanidade e defesa agropecuária. O reconhecimento veio em maio de 2007 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e foi resultado de uma longa trajetória, inciada em 1965. 

Em Santa Catarina a sanidade animal é prioridade e os esforços nesse sentido são imensos. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) mantém 63 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de animais e produtos agropecuários. Além disso, em Santa Catarina todos os bovinos e bubalinos são identificados e rastreados.

 

 

 

 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037 – (48) 98802 9741
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom