Foto: Departamento Regional de Tubarão

Cem quilos de carne clandestina, que vinha do município de São Ludgero com destino ao município Armazém, no sul do estado de Santa Catarina, foi apreendida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Armazém, durante ação de fiscalização de trânsito, realizada em conjunto na última sexta-feira (20) com a Polícia Militar. Segundo o médico veterinário da Cidasc de Armazém, Erivelton Nandi Nazário, alguns pacotes de carnes tinham rótulos de um frigorífico da região, mas o alimento estava fora da temperatura recomendada, sem nota fiscal e fora das condições higiênico sanitárias para transporte.

O médico veterinário alerta a população sobre os perigos do consumo e venda de carne clandestina. “Além dois riscos de contaminação durante o processo de abate, transporte e armazenamento, o consumo destes alimentos, sem a devida inspeção sanitária dos órgãos oficiais, coloca em risco a saúde humana”, sinaliza Erivelton.

A carne apreendida foi levada pela Cidasc para o descarte no aterro sanitário. O condutor do veículo foi multado em 2 mil reais.

CONSCIENTIZAÇÃO 

Um dos resultados esperados com a realização da fiscalização de trânsito de produtos agropecuários na última sexta-feira é, além de fiscalizar as irregularidades quanto ao transporte e comércio de carnes e derivados, conscientizar a população catarinense sobre a importância do consumo de produtos com procedência e certificação sanitária, a qual garante a qualidade da carne a ser consumida.

OUVIDORIA

O Cidasc recebe as denúncias através do Sistema de Ouvidoria do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo fomentar a participação popular, receber e processar as demandas do cidadão, além de contribuir e agilizar as ações de fiscalização, de controle interno e da qualidade dos serviços estaduais prestados à sociedade.

Fonte: Departamento Regional de Tubarão

 

Galeria:

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação
Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom