Na última terça-feira, dia 25, foi realizada reunião técnica com os médicos veterinários habilitados – MVH que atuam nos estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Estadual – SIE, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Joinville. O evento ocorreu no auditório do Laboratório Regional de Diagnósticos, localizado em Pirabeirab. A reunião foi ministrada pelos médicos veterinários do SIE do DR da Cidasc de Joinville, Andrea de Queiróz Brundo, Luísa Richter e Zeno Gilsomar Ruths e contou com a participação do gestor do Departamento Regional, Pedro Nolli.
Dentre os assuntos tratados destacaram-se as recentes atualizações dos Procedimentos Operacionais Padronizados – POP:
- Processo de Obtenção ou Mudança de Endereço (POPSIE 001) que estabelece o processo de obtenção do SIE;
- Processo de Alteração do SIE (POPSIE 004) que estabelece o processo de alteração estrutural e/ou documental dos estabelecimentos já registrados no SIE;
- Registro de Produtos (POPSIE 002) que estabelece o processo de análise e aprovação das rotulagens e memoriais descritivos de produtos de origem animal dos estabelecimentos registrados no SIE.
Os Programas de Autocontroles também receberam ênfase e suas respectivas normatizações publicadas no corrente ano: Portaria da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural n° 9/2019 de 27.03.2019 e a Instrução de Serviço do Departamento de Inspeção de produtos de Origem Animal – Deinp n° 3/2019. Os médicos veterinários habilitados receberam orientações acerca do curso online promovido gratuitamente pela Cidasc “Introdução às práticas de inspeção de produtos de origem animal em SC”, que tem participação de caráter obrigatório aos MVH.
A médica veterinária da Cidasc Luísa Richter ressaltou que os demais profissionais que estão como responsáveis técnicos – RT, proprietários de estabelecimentos registrados no SIE, controle de qualidade, dentre outros interessados estão convidados para participar do treinamento online.
Serviço de Inspeção Estadual
É um sistema de controle e fiscalização executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc que possui como objetivo avaliar o atendimento à legislação vigente para a produção de alimentos de origem animal, e oferecer aos consumidores catarinenses alimentos seguros, reduzindo os riscos de toxinfecções alimentares.
A Cidasc realiza a fiscalização da inspeção em estabelecimentos que recebem e abatem animais de diferentes espécies e que industrializam produtos de origem animal. Também são fiscalizadas as indústrias que recebem leite, pescados, carnes, produtos das abelhas, ovos para beneficiamento ou industrialização.
Objetivos do SIE
- Proporcionar segurança dos alimentos aos consumidores;
- Contribuir para que os estabelecimentos permaneçam dentro da legalidade;
- Combater a clandestinidade;
- Ampliar o mercado para produtos de origem animal;
- Realizar ações de educação sanitária;
- Promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de santa catarina.
Estabelecimentos com o SIE que são fiscalizados
- Abatedouros frigoríficos de bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, coelhos e rãs.
- Estabelecimentos que recebem e processam leite e derivados lácteos;
- Estabelecimentos que processam produtos cárneos;
- Estabelecimentos que processam pescados e derivados;
- Estabelecimentos que processam produtos das abelhas;
- Estabelecimentos que recebem e processam ovos.
Fonte: Luísa Richter – médica veterinária | Departamento Regional de Joinville
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom