A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba promoveu, na tarde de ontem (24), no Centro de Multiplouso Armando Domingos Montagna, uma importante Palestra sobre os Temas Brucelose e Tuberculose.
A palestra foi conduzida pelo médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catariana – Cidasc de Guaraciaba, João C. Melatti Schuerne.
O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba tinha como público-alvo todos os produtores rurais, agentes comunitários de saúde, representantes de agropecuárias e veterinárias, técnicos de agroindústrias, uma vez que as doenças preocupam toda a região.
A Secretaria de Saúde do município apoia eventos como este, uma vez que a doença preocupa, pois, pode passar dos animais para o homem. Ainda segundo informações, a Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente os exames da brucelose e tuberculose humana. Os medicamentos da terapia antibacteriana poderão ser receitados após avaliação médica e confirmação do diagnóstico por exames laboratoriais, encaminhados ao LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, caso sejam detectados sintomas os munícipes devem procurar seu ESF o mais breve possível.
Sobre as doenças nos animais
Brucelose: é uma doença causada por uma bactéria, sendo responsável por grandes prejuízos no rebanho de bovinos, devido a abortos, redução da fertilidade e queda na produção leiteira. A fonte de contágio principal é a contaminação ambiental pelas bactérias que são eliminadas durante as ocorrências de aborto, podendo contaminar água, alimento e pastagens.
Tuberculose: é uma doença crônica causada por uma bactéria, caracterizada por desenvolvimento de lesões em diversos órgãos, podendo afetar os animais e o homem. O animal com tuberculose é a principal fonte de contágio a outros animais, transmitindo a doença via ar e pela contaminação ambiental, da água, pastagens, utensílios e cochos e leite.
Cuidados Gerais para Prevenção da Brucelose e Tuberculose Humana
Os sinais e sintomas da Brucelose e Tuberculose são febre alta (38⁰C), mal-estar, sudorese (noturna e profusa), calafrios, fraqueza, cansaço físico, perda de peso, dores (de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas), fadiga, tosse crônica.
✅Alguns cuidados comuns importantes para serem adotados para evitar/prevenir a contaminação da doença:
✅Ferver o leite por 3-5 minutos; consumindo apenas leite fervido ou pasteurizado;
✅Cozinhar/ fritar/ assar a carne, vísceras e derivados de carne; (sempre ingerir bem cozidas)
✅Utilizar luvas para o contato com placentas de animais, em caso de abortos ou com secreções e resíduos do parto;
✅Utilizar máscaras ao contato com os animais;
✅Utilizar luvas e máscaras para o contato com vacinas ou secreções aerossóis;
✅Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) para o trabalho na atividade leiteira, incluindo botas (durante o manejo de animais, vacinação ou manipulação de elementos passíveis de conter as bactérias causadoras da brucelose e tuberculose);
✅É aconselhado a higienização e desinfecção periódica de todas as instalações, especialmente bebedouros e comedouros;
✅Manter uma boa higiene e desinfecção dos locais de produção animal e de produtos derivados (galpões onde os animais são ordenhados, piquetes, locais onde ocorrem partos ou permanece o animal prenhe ou em tratamento sanitário, frigoríficos, açougues, matadouros e outras áreas potencialmente contaminadas pela circulação de gado).
✅Lave sempre as mãos após lidar com os animais;
✅O leite dos animais contaminados não deve ser consumido, deve-se ainda ter monitoria veterinária em relação a saúde do rebanho, diagnostico dos animais mortos e controle do trânsito de animais fora da propriedade;
✅Observar casos repetidos de abortos ou repetição de cio em vacas na propriedade e notifique a ocorrência de aborto á CIDASC para receber mais orientações;
✅Caso haja diagnóstico positivo, é obrigatório o abate dos animais e acompanhamento do rebanho conforme orientado pelo veterinário;
✅Diariamente, deve-se evitar o contato direto ou indireto com animais doentes ou potencialmente contaminados e seus produtos derivados;
✅Não alimentar cães e outros animais com produtos de origem animal crus (cárneos e outros) e se for oferecer leite para os mesmos, ferva antes;
✅O tratamento térmico adequado da carne e dos produtos lácteos é muito importante para a prevenção eficaz da brucelose em humanos, portanto, acondicionar em geladeira estes produtos, sempre.
Informações: Cinthia Borsatto – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Guaraciaba
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom