Foto: Cidasc – Departamento Regional de Videira – Gilnei Bruno Fachin

Na primeira semana de dezembro, os técnicos agrícolas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícula de Santa Catarina – Cidasc participaram de curso de qualificação oferecido pela Companhia em parceria com a empresa Alliance One Tabacos Brasil, que ocorreu em Araranguá-SC.

O curso de Classificação de Tabaco em Folha Curado, organizado pela Divisão Estadual de Classificação Vegetal, teve a supervisão do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA. Ao todo, foram 40 horas de conteúdos teóricos e práticos ministrados pelo instrutor Wladimir Marcon Mendes, com o auxílio dos monitores Carlos Eduardo Souza Prado e Gilnei Bruno Fachin.

Foto: Cidasc – Departamento Regional de Videira – Gilnei Bruno Fachin

Os novos classificadores puderam acompanhar de perto o processo de comercialização do tabaco de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade, Qualidade, Embalagem, Marcação e Apresentação do Tabaco em Folha Curado, definido pela Instrução Normativa nº 10/2007.
Seguindo a programação, os participantes puderam conhecer as diversas etapas da cadeia produtiva do tabaco, desde a colheita, processo de cura, preparo e seleção, até o produto acabado, chegar na esteira da fumageira, etapa na qual, de fato, ocorre a classificação vegetal com a participação da Cidasc.

Foto: Cidasc – Departamento Regional de Videira – Gilnei Bruno Fachin

Ao todo, foram trabalhadas as 41 classificações possíveis para o Tabaco de Estufa e 30 classificações para o Tabaco de Galpão, com amostras de produtos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Após o término do curso e de posse das credenciais emitidas pelo MAPA, onze novos técnicos estarão aptos a desempenhar suas funções, auxiliando nas operações de comercialização, contribuindo para o comércio mais justo da produção catarinense e levando mais segurança aos produtores rurais com a valorização da sua atividade.

Foto: Cidasc – Departamento Regional de Videira – Gilnei Bruno Fachin

O Estado de Santa Catarina é o segundo maior produtor de tabaco do país, e, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, isso representou na safra 2018 aproximadamente 252 mil toneladas colhidas e mais de 45 mil produtores envolvidos.

Fonte: Cidasc – Departamento Regional de Videira – Gilnei Bruno Fachin