O Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp/Cidasc Central – está realizando neste mês treinamento de capacitação, em inspeção de produtos de origem animal para os novos estagiários selecionados.
A capacitação teve início no primeiro dia útil do ano, quando do retorno ao trabalho, dia 02 de Janeiro, nas dependências do departamento, Cidasc central, e irá se estender ao dia 22.
O Deinp agradece a participação e o empenho de todos os coordenadores responsáveis pelas coordenações envolvidas– Ciode (coordenação de inspeção de ovos e derivados) , Coden (coordenação de averiguação de denúncias), Ciled ( coordenação de inspeção de leite e derivados), Ciped (coordenação de inspeção de pescados e derivados) Cocla (coordenação de credenciamento de laboratórios de análises de alimentos) e Cilab (coordenação de inspeção de abatedouros frigoríficos de aves)
O Serviço de Inspeção Estadual – SIE, coordenado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc, tem como objetivo a manutenção da saúde pública, através da realização de ações de fiscalização, supervisões e auditorias em estabelecimentos que manipulam e elaboram produtos de origem animal, e dessa maneira garantem a qualidade e inocuidade dos alimentos, permitindo a comercialização dos mesmos.
O corpo técnico do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp elabora e coordena as ações de profissionais médicos veterinários para atuar em todo o Estado de Santa Catarina. O trabalho consiste na realização de capacitações e no suporte técnico em todas as áreas que envolvem os produtos de origem animal (produtos cárneos, lácteos, pescados, mel, ovos e seus derivados).
“As ações dos profissionais da Cidasc, observando a legalização documental e estrutural nos estabelecimentos que produzem produtos de origem animal, promove o combate à clandestinidade e atua com a finalidade de oferecer à população produtos sem risco sanitário e de alta qualidade ao consumo humano”, ressalta o gestor do Departamento, Jader Nones.
Os procedimentos são realizados na seguinte ordem: vistorias dos locais onde as indústrias serão instaladas; análise e aprovação de projetos de construção; análise da rotulagem de produtos e acompanhamento das atividades de rotina nas indústrias finalizando com a emissão e entrega do título de registro.
No Departamento atuam cerca de 220 médicos veterinários habilitados, vinculados a 12 empresas credenciadas e 80 médicos veterinários vinculados à Cidasc por meio de convênios firmados com prefeituras. São 550 estabelecimentos credenciados no SIE (Sistema de Inspeção Estadual).
Fonte: Geisa de Oliveira – Médica Veterinária – Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom