Arte: Ascom / Cidasc

Se você é um consumidor atento, certamente já deve ter reparado que muitos produtos nos supermercados possuem um selo de inspeção (SIF, SIE e SIM).

O que são os selos de inspeção?

A fim de garantir a segurança e a procedência dos produtos de origem animal, a administração pública, em diferentes instâncias, confere as agroindústrias que manipulam produtos de origem animal e que atendem os critérios exigidos pela legislação selos de inspeção, são eles: o SIM (Selo de Inspeção Municipal); o SIE (Selo de Inspeção Estadual); e o SIF (Selo de Inspeção Federal).

Qual o papel do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc?

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Deinp, realiza a fiscalização da inspeção estadual em estabelecimentos que recebem e abatem animais de diferentes espécies. Também são fiscalizadas as indústrias que recebem e industrializam leite, pescado, carnes, produtos das abelhas e ovos. Estando em conformidade com a legislação. Compete à Cidasc, por meio do Deinp, conceder e fiscalizar estabelecimentos que possuem o selo SIE.

Como saber se um produto de origem animal é seguro?

Na hora da compra o consumidor deve verificar se o produto de origem animal possui o Selo de Inspeção: SIM, SIE ou SIF.

SELO SIM: É um selo associado à Secretaria Municipal de Agricultura. O produto que recebe o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) pode ser comercializado dentro dos limites do município em que foi produzido.

SELO SIE: Representa o Serviço de Inspeção Estadual que é executado pela Cidasc, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Uma vez que o produto obtém este selo, pode ser comercializado dentro da esfera estadual, ou seja, dentro de todo o território catarinense.

SELO SIF: Este selo, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é exigido para comercializar produtos em todo o território nacional, bem como para produtos destinados à exportação.

E o selo SISBI, o que significa?

SELO SISBI: agroindústrias com SIE também podem comercializar em outros estados, desde que estas comprovem à Cidasc que possuem condições equivalentes de produção, quando comparada com estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Federal (Selo SIF). Neste caso, as agroindústrias autorizadas, além do selo SIE, deverão inserir nos seus rótulos o selo SISBI.

Segurança dos alimentos: Existem inúmeras doenças cuja transmissão se dá por meio de alimentos de origem animal, e muitas delas podem matar.

Como você pode ajudar? Fique atento! Produto inspecionado, com selo, significa que encontra-se dentro dos padrões técnicos estabelecidos pela legislação.

Você pode ajudar, comprando produtos inspecionados e orientando toda sua família e amigos sobre a importância e significado dos selos de inspeção. Além disso, quando detectado produtos clandestinos/irregularidades no comércio, denuncie à Vigilância Sanitária e quando identificado agroindústrias clandestinas, denuncie à Cidasc.

A Ouvidoria do Governo do Estado também é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Através do telefone: 0800-6448500, a Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.