
Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc esteve presente no evento no 16° Campo Agro Acelerador Cooperja, 3° Abertura Oficial da Colheita do Maracujá de Santa Catarina, 1° Fórum do Maracujá e 2° Fórum do Arroz, em Jacinto Machado.
A gestora de defesa agropecuária Aline de Oliveira, do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, participou da abertura oficial do evento no dia 05.
A equipe técnica formada pelo médico veterinário Gilson Renato Ramos de Brito, a técnica agrícola Valdirene Borges Emerin e o técnico agrícola Agnaldo Trevisol dos Santos, realizaram a recepção e a fiscalização da documentação sanitária dos animais, além de atendimento ao público no estande da Companhia.

Após a abertura oficial a gestora da Cidasc de Criciúma, Aline de Oliveira, falou sobre o evento. “A Cooperja realiza todos os anos um dos maiores eventos de Santa Catarina. É um momento importante para o agronegócio e a Cidasc é parceira do produtor rural. Nossos profissionais estão no evento para orientar o produtor e esclarecer dúvidas referentes a área animal e vegetal. O 16º Campo Agroacelerador, conta com a presença de expositores agrícolas e produtores familiares e com a presença de visitantes vindos de todo o Brasil. Para a Cidasc é uma grande oportunidade para mostrar a importância do trabalho realizado pelos profissionais da Companhia para o agronegócio de Santa Catarina”, destaca a gestora.
Um dos destaques do evento foi o Fórum do Arroz de Santa Catarina. O arroz é um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico da região sul, uma das atividades econômicas de maior expressividade. Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de arroz, o estado espera uma safra de 1,1 milhão de toneladas nos 143 mil hectares plantados. A expectativa é de que a produção catarinense para 2019 seja 2,2% menor em relação à safra 2017/18.
A Cidasc realiza o serviço de classificação vegetal do arroz Catarinense. O serviço de classificação executado pela Divisão de Classificação Vegetal, tem por objetivo oferecer produtos nos padrões físicos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa para os consumidores. A Companhia é o órgão oficial que realiza a classificação vegetal em todo estado de Santa Catarina. A atividade é uma prestação de serviço para produtores, beneficiadores e embaladores de produtos vegetais, tendo como principais produtos classificados em solo catarinense o arroz, feijão, maçã e a cebola.
No dia 5 de fevereiro Cooperja e a Epagri promoveram o 1º Fórum do Maracujá e a 3ª Abertura oficial da colheita do maracujá em Santa Catarina. O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees, participou do evento. O evento reuniu produtores, técnicos, atacadistas e outros membros dessa cadeia produtiva para discutir importantes temas, com foco na exportação da fruta para abertura de novos mercados.

Fonte: Departamento Regional de Criciúma
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom