Foto: Cooperalfa

Na última quarta-feira (05), os engenheiros agrônomos Diogo Antonio Deoti e Jader Alfredo Deobald, da área de Defesa Sanitária Vegetal, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Chapecó, participaram de evento técnico da Cooperalfa, em Chapecó. Os profissionais da Cidasc foram convidados para palestrar sobre o tema “Responsabilidades do Profissional na Prescrição do Receituário Agronômico – Decreto Estadual 1331/2017”. O evento contou com a presença dos responsáveis técnicos e gerentes comerciais das filiais da cooperativa, reunindo cerca de 300 pessoas no auditório da Cooperalfa.

Santa Catarina é destaque pelo rigoroso controle dos produtos, de insumos agropecuários e do manejo dos mesmos. A Divisão de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Cidasc realiza a fiscalização dos estabelecimentos que operam com agrotóxicos nas áreas de comércio, armazenamento, produção, importação, exportação, transporte e empresas prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos. Executa também o registro estabelecimentos e o cadastro dos agrotóxicos.

O agrônomo Diogo enfatiza que em Santa Catarina são emitidas mais de um milhão de receitas agronômicas ao ano e, que o estado vem trabalhando na orientação e conscientização dos profissionais do setor. “Santa Catarina é um grande produtor de alimentos e, para que o estado continue em evidência pelos excelentes números de conformidades nas amostras analisadas, precisamos de profissionais ainda mais qualificados e conscientizados sobre a prescrição, venda e uso dos insumos”, destaca Diogo Deoti. 

Durante toda a palestra, os agrônomos esclareceram dúvidas e levaram muito conhecimento técnico ao público presente. Foram apresentados exemplos práticos aos técnicos, demonstrando a responsabilidade que os mesmos têm e as implicações que podem gerar a emissão de um receituário agronômico incorreto. Foi ressaltada a importância da Cooperalfa na agricultura catarinense e como a cooperativa, via assistência técnica e por seu papel junto ao associado, pode levar as informações referentes ao uso correto e consciente dos agrotóxicos pelos agricultores.

Para o engenheiro agrônomo Diogo Deoti, quanto mais profissionais habilitados e produtores orientados, melhores resultados nas análises dos produtos agrícolas nós teremos. “É possível trabalhar de maneira correta e mais efetiva na aplicação dos agrotóxicos. O produtor também precisa fazer a parte dele e respeitar o que está no receituário agronômico evitando assim, situações de contaminação”, afirma Deoti.

PARCERIA – A Cidasc realiza anualmente palestras em conjunto com outras entidades parceiras do produtor rural. Todo esse trabalho é um esforço contínuo para dar mais segurança ao manejo no campo, bem como no resultado final, ou seja, alimentos de qualidade que serão colocados na mesa do consumidor.

O que é o Receituário Agronômico?

O Receituário Agronômico é um processo em que um profissional das Ciências Agrárias, designado como Responsável Técnico, aplica os seus conhecimentos técnicos na busca das causas de um problema fitossanitário, com o objetivo de saná-lo com o máximo de eficiência e o mínimo de insumos, emitindo ao final um documento onde registra a prescrição técnica, que é denominado Receita Agronômica. 

Toda receita agronômica deve estar vinculado a uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que é um documento emitido pelo responsável técnico junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Como funciona a emissão do Receituário Agronômico?

O Receituário Agronômico, enquanto processo executado pelo Responsável Técnico, serve como atividade de assistência técnica e indicação das melhores ferramentas disponíveis para o controle das pragas de importância econômica, e dentre estas o uso de agrotóxicos. Com este processo realizado de maneira correta espera-se que os riscos inerentes a uma aplicação inadequada sejam minimizados, atendendo-se ao objetivo principal do Receituário Agronômico, que é o controle do uso indiscriminado de agrotóxicos.

Fonte: Diogo Antonio Deoti – Engenheiro Agrônomo da Cidasc

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom