Para discutir e esclarecer itens do edital 001/2018, que trata do credenciamento de empresas, cooperativa e associações para realização do serviço de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal no âmbito do estado de Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Estadual de Inspeção de produtos de Origem Animal – Deinp reuniu, na última terça-feira (03), representantes da Alimente Consultoria e Assessoria Agropecuária, FZ Atividades Veterinárias ltda, Quasar – Consultoria em Qualidade e Segurança de Alimentos Ltda, Coopersulve, Unitecno, Top Vet, CIIA, Unimev, Quality Assessoria Veterinária e RN Certificadora. O encontro aconteceu no auditório da Cidasc Central, em Florianópolis.
A diretora de Defesa Agropecuária, Priscila Belleza Maciel abriu a reunião demonstrando a necessidade de aproximação entre Cidasc e as credenciadas. “Nós entendemos que essa aproximação vai aprimorar o serviço. Todos nós sabemos da importância que todos os atores que compõem o sistema de inspeção de produtos de origem animal tem. Esperamos que essas reuniões técnicas gerem ainda mais oportunidades de melhorias nos processos e aumente a segurança dos produtos de origem animal produzidos em nosso estado.
A reunião foi conduzida pelo médico veterinário da Cidasc Fabiano Carminatti Zago, que abordou temas do edital de credenciamento Cidasc n° 001/2018, Instrução de Serviço n° 006/2019, esclarecimentos acerca da Nota Técnica n°77/2019, Comissão permanente de avaliação de processos administrativos, processos de substituição de médicos veterinários habilitados (MVH), auditorias nas Credenciadas, capacitações/treinamentos dos MVH. Fabiano Carminatti Zago observou que é perceptível a evolução do serviço de inspeção em Santa Catarina e na disposição do Departamento de internalizar as sugestões, promovendo sempre as melhorias necessárias.
O gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Jader Nones comentou acerca da publicação do edital de credenciamento 001/2018, suas inovações e oportunidades, deixando claro o papel da Companhia na construção de um serviço de inspeção de produtos de origem animal pautado por princípios éticos e morais. “Queremos aprimorar sempre o nosso trabalho, com uma política pública eficaz e realizada de forma transparente, buscando sempre a credibilidade e o fortalecimento do sistema de inspeção”, destaca Nones.
Ainda durante o evento as empresas credenciadas também tiveram a oportunidade de se manifestar, esclarecendo dúvidas e oferecendo sugestões e oportunidades de melhorias ao Serviço Estadual de Inspeção.
Para encerrar o encontro, Jader Nones convidou todos que fazem parte do sistema de inspeção a refletirem sobre a sua importância e o seu papel na inspeção. O gestor reforçou também que o Deinp seguirá aberto para receber sugestões e/ou alternativas para melhoria dos processos e serviços executados pelo Departamento, que serão avaliadas em prol do fortalecimento do sistema e o oferecimento à população de alimentos de origem animal seguro
Fonte: Fabiano Carminatti Zago – Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom