
Na última sexta-feira (06), o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Lourenço do Oeste, iniciou suas atividades do Projeto Sanitarista Junior – ano letivo de 2020. A primeira aula proposta foi apresentar a Cidasc e uma barreira Sanitária para os 77 alunos, do 6°, 7° e 8° ano, da Escola de Educação Básica São Bernardino, do município de São Bernardino.

A gestora de Defesa Agropecuária da Cidasc de São Lourenço, Tatiana Durieux Penso destaca que as crianças inseridas no projeto além da sala de aula, realizam saídas de campo. “Aproveitamos o apoio que temos da secretaria de educação do município de São Bernardino e trouxemos os alunos para conhecer o Departamento Regional da Cidasc em São Lourenço do Oeste e a Barreira Sanitária da Sede. Ainda neste dia, iniciamos a primeira atividade do projeto, o pré-teste. Com ele identificamos o grau de conhecimento que eles têm sobre os temas que serão abordados durante o ano”, disse Tatiana.
O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Semeia nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.

As aulas, que envolvem vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
O médico veterinário Milton Kasper realizou a entrega de todo material didático que será utilizado durante todo o ano. “Os alunos receberam o material didático, composto pelo livro texto e caderno de atividades, e para atividades lúdicas e de fixação um jogo de tabuleiro. Temos certeza que será um momento de grande aprendizado para as nossas crianças”, destaca Milton.
Atualmente, a Cidasc conta com 63 postos de fiscalização, espalhados nas divisas com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná e na fronteira com a Argentina. Os postos de fiscalização – Barreiras Sanitárias são uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas.
Para conhecer todo o trabalho dos profissionais nas barreiras sanitárias, os alunos visitaram a Barreira Sede de São Lourenço do Oeste e foram atendidos pelos barreiristas Paulo Vazatta e Alcides Stocco. Os profissionais apresentaram aos estudantes como é o trabalho diário de vigilância da Companhia. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.

O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários e cultivar nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural.
Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
Conheça o projeto acessando o link: https://bit.ly/2vKgy8J
Fonte: Departamento Regional de São lourenço do Oeste
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom