Hoje, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc reconhece a importância deste recurso natural em todos os âmbitos da vida humana.

Foto: Ascom / Cidasc

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1922 com o objetivo de lembrar a população mundial a respeito da necessidade da preservação dos recursos hídricos disponíveis no mundo. A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico, a conscientização de que é necessário administrar com responsabilidade o uso da água é de extrema importância, pois ela está presente em diversos afazeres de nossa vida, seja na higiene pessoal, consumo e preparo de alimentos, transporte, ou ainda gerar energia.

A importância da água para a agricultura

A água é um dos recursos fundamentais para a existência dos seres humanos, já que é responsável pela vitalidade das espécies viventes. No mundo globalizado, a água também serve de base de sustentação para a execução de diferentes serviços e para a criação de produtos que são necessários à população rural e urbana. Dentre esses serviços está a agricultura, que é uma atividade que demanda o uso de água para a cultura dos alimentos e manutenção das lavouras em diferentes regiões do mundo.

A água está presente em atividades da agricultura e pecuária, e permite que o homem se estabeleça em lugares fixos e produza os seus alimentos. Este recurso hídrico é de extrema importância para as civilizações se estabelecerem próximas a rios e lagos como uma alternativa de sobrevivência. Hoje, a agricultura é o setor que mais utiliza água no mundo — em torno de 70%, e esse percentual pode chegar a 80% nos países mais desenvolvidos.

Além do consumo puro para a sobrevivência de todos os seres vivos, a água é utilizada na produção de culturas para consumo humano e também na produção de pasto e matéria-prima para ração de animais. Dessa forma, o líquido é diretamente responsável pela vida na Terra: hidrata e garante a produção de alimentos de origem vegetal e animal. Com tanta água necessária, podemos ter uma noção do impacto que a falta ou a má qualidade desse recurso causaria na agricultura e na saúde humana.

Qualidade física da água

Para manter a qualidade de água na agricultura, a melhor solução é escolher uma água isenta de materiais de suspensão ou filtrar a água antes de utilizá-la nas pulverizações. Esse cuidado pode reduzir o rendimento operacional no abastecimento do tanque do pulverizador.

Práticas sustentáveis

A falta de água ou a má qualidade da água na agricultura pode destruir lavouras e até mesmo ecossistemas inteiros. Dessa forma, com o aumento progressivo da população, é necessário racionalizar a água e evitar o seu desperdício em todos os setores.

Assim, entende-se que é preciso adotar práticas mais sustentáveis de uso da água para poder encarar a alta demanda.

 Preservação da água

Como vimos a água possui tamanha importância na vida das pessoas, o que reforça a necessidade de preservar esse bem tão valioso.

Assim, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta.

  • Consciência ecológica e ambiental (não jogar lixos e dejetos em ambientes impróprios, fazer a separação correta do lixo, dentre outros)
  • Uso racional e sustentável dos recursos hídricos (racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, dentre outros)
  • Preservação das águas (não atirar lixo nos rios, mares e oceanos)
  • Melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos (inserção de políticas públicas)

Fonte: G1,Superbac, Toda Matéria e Sementes Santa Fé

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom