Hoje, 23 de março, é comemorado o aniversário de Florianópolis e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc reconhece esta data importante para os habitantes da capital. Esse dia celebra a data da fundação, em 1673, de Floripa, como é carinhosamente chamada.

Foto: Ascom / Cidasc

Como surgiu esta data?

A cidade foi fundada por Francisco Dias Velho com o nome de Nossa Senhora do Desterro, deu-se  esse nome, porque o seu fundador levou uma imagem da santa e construiu uma capela em sua devoção. Nos dias de hoje a santa é  a padroeira de Florianópolis.

Tornou-se um município independente no dia 23 de março de 1726. (É por isto que todo ano, nesse dia, Florianópolis comemora sua fundação.) Mas, foi a partir de 1894 que o nome atual foi adotado. O motivo era homenagear o presidente da república, Floriano Peixoto, que foi o 2.º Presidente do Brasil.

Em 1926, construíram a Ponte Hercílio Luz, que se tornou um símbolo da cidade. Hoje, Floripa é uma cidade bem grande é a capital do estado de Santa Catarina. É a terra do tenista Guga, do turismo, do comércio, dos serviços, das praias deslumbrantes, das rendeiras da ilha, que ainda fazem peças delicadas e dos pescadores que continuam atrás dos pescados que a cidade oferece.

Conhecida também como “Ilha da Magia”, Florianópolis destaca-se principalmente pela beleza das suas praias. E o motivo pelo qual ela carrega esse “apelido” decorre de lendas que explicavam os acontecimentos estranhos que a pequena população não entendia e, assim, envolvia superstições, feitiços e benzedeiras. Na data de hoje, Florianópolis completa 347 anos de muitas histórias.

Fonte : Calenderr Brasil e UOL 

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom