Foto: Departamento Regional de Joaçaba

O agronegócio é a locomotiva de Santa Catarina. O Estado contabiliza taxas positivas de desempenho do agro, seja na produção, nas vendas, ou no faturamento. Pensando nisso, pequenas agroindústrias de Santa Catarina estão investindo na regularização dos estabelecimentos agroindustriais com o objetivo de agregar valor e qualidade ao produto, além de elevar a renda da família. Quando formalizadas e registradas, podem alavancar o mercado, vendendo os produtos para outros municípios. A formalização traz mais segurança para todo o empreendimento e arrecadação para o Estado.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), do Departamento Regional de Joaçaba certificou, com registro no Serviço de Inspeção Estadual, no dia 29 de abril, a Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos “Baldicera e Vaccari Indústria e Comércio de Alimentos Ltda”.

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança dos alimentos. A médica veterinária e gestora de Defesa Agropecuária da Cidasc de Joaçaba, Daiana Uliana, ressalta a importância das ações do SIE para todo o estado de Santa Catarina. “O SIE de Santa Catarina é referência para outros estados. O número de estabelecimentos que buscam registros apresenta uma crescente. Com certeza, participar desse projeto de registro da Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos no SIE foi muito positivo”, destaca.

Sobre a unidade – A agroindústria Baldicera e Vaccari Indústria e Comércio de Alimentos Ltda tem como finalidade produzir, fabricar e comercializar embutidos e produtos cárneos, levando em consideração os critérios relacionados às Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPFA).

Fotos: Departamento Regional de Joaçaba

A médica veterinária coordenadora do SIE e gestora de Defesa Agropecuária da Cidasc de Joaçaba, Daiana Uliana, expressa a satisfação da Companhia em certificar o empreendimento durante este ano, que funcionará adequadamente dentro dos padrões higiênico-sanitários sob o Serviço de Inspeção Estadual – SIE e que, a partir desses pequenos empreendimentos, a economia do estado vem se fortalecendo e se tornando referência em produtos de origem animal.

“Ficamos satisfeitos pelos proprietários acreditarem no negócio, investirem em melhorias na unidade e se adequarem às normas sanitárias. Um empreendimento como esse é muito importante para o município de Herval d’Oeste, porque além dos empregos que serão gerados, vai gerar renda não só para a família, mas para o estado de Santa Catarina. Ter empresários preocupados em produzir de forma legalizada, certificadas no Serviço de Inspeção Estadial – SIE, é de grande importância para a Cidasc. A antiga unidade não existe mais, após todas as adequações, temos um novo estabelecimento, com novo número de SIE, com autocontroles implantados e seguindo as normas e procedimentos sanitários”, disse Daiana.

Daiana comenta que a indústria de carnes cresce significativamente no estado de Santa Catarina e as adequações das Unidades de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos registrados no Serviço de Inspeção são importantes. As empresas devidamente registradas no serviço de inspeção geram milhares de novos empregos diretos e indiretos diariamente, melhora a arrecadação dos impostos para estados e municípios e diminui os impactos ambientais. “Para nós, a certificação dessa unidade, representa a importância do conhecimento, pois os investimentos realizados para que a unidade se adequasse, aconteceu graças a formação na área de produção de alimentos da filha e do genro do casal proprietário, que agora conduzem com uma nova visão a agroindústria. Com isto, asseguram-se a inocuidade dos alimentos, a segurança dos produtos e a promoção da saúde pública”, celebra a gestora Daiana, responsável pela inspeção do estabelecimento.

A fiscalização da inspeção da Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos será realizada pelos médicos veterinários da Cidasc, que acompanhará todo o processo de industrialização e beneficiamento.

Luiz Henrique Baldicera, proprietário da Baldicera e Vaccari Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, conta a história de como começou a construção da empresa e toda a preocupação com a qualidade dos produtos. “Após ter se formado no curso Biotecnologia Industrial, surgiu a ideia em 2018 de transformar os negócios para nível estadual. Procuramos uma consultoria para adequar os processos de controle e normas, e com isso poder produzir produtos com qualidade e segurança. Em 2020 veio a satisfação de concluir todos os processos de adequação, e com muito profissionalismo conseguimos a certificação do Serviço de Inspeção Estadual. Hoje temos a tranquilidade de que estamos colocando na mesa dos consumidores produtos de qualidade e seguros para o consumo”, celebra Baldicera.

Fonte: Departamento Regional de Joaçaba

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom