Foto: Departamento Regional de Caçador

Durante cerimônia informal realizada na tarde desta terça-feira (15), na propriedade rural de Gumercindo Barpp em Lebon Régis, o gestor de Defesa Agropecuária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Caçador, Luis Felipe Sperry Bratti, entregou ao produtor rural Gumercindo Barpp, o primeiro certificado de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose do município de Lebon Régis.

Acompanharam a entrega do certificado, o médico veterinário responsável da Unidade Veterinária Local – UVL Luiz Antônio Ferreira, que fiscalizou o processo de certificação,  a médica veterinária Carolina de Oliveira Borella e o médico veterinário habilitado Marcos Antonio Sordi, responsável pela certificação da propriedade.

Produtores rurais do meio oeste de Santa Catarina avançam no controle da sanidade do rebanho bovino. Na região existem outras propriedades em certificação e a propriedade do senhor Gumercindo, cumpriu todas as exigências da Instrução Normativa 06/04 e normas complementares do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) e foi certificada pela Cidasc.

Foto: Departamento Regional de Caçador

O PNCEBT tem na parceria entre os órgãos públicos, enquanto certificadores dos processos, profissionais habilitados e entidades privadas, o seu maior alicerce para alcançar os objetivos de controlar e erradicar essas zoonoses.

Segundo o gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, os procedimentos de certificação de propriedades livres de brucelose e de tuberculose, obedecem os princípios técnicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), portanto, acreditados e aceitos internacionalmente. O saneamento dos estabelecimentos que aderem à Certificação de Propriedade Livre é feito mediante testes realizados em todos os animais da propriedade, inclusive nos animais que estiverem em diferentes Unidades de Exploração Pecuária – UEPs, e sacrificando os animais reagentes positivos.

“O saneamento dos estabelecimentos que aderem à Certificação de Propriedade Livre é feito mediante testes custeados pelos produtores e realizados em todos os animais da propriedade, sacrificando os reagentes positivos. Os testes são realizados por médico veterinário habilitado, devendo ser repetidos anualmente em todos os animais, até obter dois resultados negativos consecutivos e sem animais reagentes positivos, com 6 e 12 meses de intervalo. Terminado o período de testes a propriedade recebe o certificado de livre de brucelose e tuberculose, sendo condicionada a manutenção do status ao cumprimento de todas as regras e normas sanitárias estabelecidas. Caso haja pretensão de ingresso de animais na propriedade são exigidos dois testes negativos, exceto se o gado for procedente de outra propriedade livre”.

Hoje, a propriedade de Gumercindo Barpp possui em torno de 200 vacas/animais em lactação, produzindo mais de 6 mil litros de leite/dia. A ordenha é totalmente mecanizada. 

Foto: Departamento Regional de Caçador

De acordo com o médico veterinário Luiz Antonio Ferreira, que acompanhou o processo de certificação, a propriedade deve crescer ainda mais e já iniciou esse processo. “Com uma estrutura organizada e com a possibilidade de incrementar a produção, o produtor viu no leite um mercado promissor e está investindo em tecnologias na hora de ordenhar o leite e na criação dos animais. Se o produtor quer continuar no mercado leiteiro é preciso se adaptar e investir constantemente em tecnologias. Eles viram que o investimento trouxe melhorias da qualidade do leite, aumento na produção e trouxe qualidade de vida, renda e conforto para a família. Tenho certeza que o investimento e organização na produção leiteira trará ainda mais aumento na escala de renda, além de economizar com mão de obra, proporcionando um valor agregado à qualidade do leite”, disse Luiz Antônio.

Fonte: Departamento Regional de Caçador

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom