Em cumprimento ao termo de compromisso e parceria no Projeto Educação Sanitária nas Universidades firmado entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc e o Centro Universitário Avantis – UniAvan, o Departamento Regional de Itajaí apresentou, em outubro, rodada de palestras aos alunos do 5º período do Curso de Medicina Veterinária em Balneário Camboriú.
Durante os eventos, foram abordadas as normativas e as ações do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, principalmente nos aspectos relacionados ao diagnóstico e às atividades do Serviço Veterinário Oficial. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as ações diferenciais que a Cidasc executa no estado de Santa Catarina no controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose. A vigilância ativa nos abatedouros frigoríficos foi assunto em destaque.
O Sistema Nacional de Informações Zoossanitárias – SIZ também foi tema das aulas. A apresentação da Instrução Normativa nº 50/2013 e do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias – SISBRAVET orientou os acadêmicos sobre as doenças de notificação obrigatória e os meios disponíveis para sua notificação.
O médico veterinário e gestor de Defesa Agropecuária da Cidasc de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro, relata que a aproximação entre o Serviço Veterinário Oficial e o meio acadêmico é ponto chave para o aprimoramento do sistema de defesa agropecuária do Estado. “Eventos como este permitem ao acadêmico contato direto com a rotina de trabalho dos órgãos oficiais e permite que ele entenda a importância da relação entre setor público, privado e universidades na construção de um sistema sólido e eficiente de vigilância agropecuária”, destaca.
“Para a Cidasc é de grande valia essa parceria com as universidades. Agradeço o Dr. Silvio Luiz Negrão, coordenador do curso de medicina veterinária da UniAvan, e a Drª Clarissa Barreta, professora de Doenças Infecciosas, pela oportunidade de levar aos futuros profissionais de saúde única informações importantes sobre as ações de defesa agropecuária executadas pela Companhia. Queremos apoiar o estudante e a universidade em toda essa jornada técnica. Nossa missão também é compartilhar conhecimento através de educação sanitária e promover o desenvolvimento de todos os envolvidos com a classe veterinária”, complementa Cleverson.
Fonte: Departamento Regional de Itajaí
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/