
A empresa Ponte do Farol Indústria e Comércio de Alimentos Ltda , localizada no município de Itajaí, atua na área de beneficiamento de pescados desde 2009, vinculada ao Serviço de Inspeção Estadual – SIE/CIDASC. Este ano a indústria conseguiu dar um importante passo para o seu crescimento através do acesso aos mercados consumidores de outros estados da Federação. A conquista somente foi possível em razão da adesão do estabelecimento ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
A entrega do certificado ao empresário Douglas Emanoel Pedro aconteceu no dia 06 de janeiro, nas dependências da empresa. Participaram do ato, o gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro,e a médica veterinária e coordenadora regional do SIE, Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro.
A empresa passou por um rigoroso processo de credenciamento através da Cidasc e hoje pode comercializar seus produtos diretamente aos restaurantes e demais clientes em todo Brasil. “Podemos considerar que a partir de agora nossa indústria passa a operar dentro de sua capacidade máxima, pois, com o SISBI, nossa produção passa a ter mercado certo. Estamos muito felizes com esta conquista”, comenta Douglas, proprietário da Ponte do Farol.
Santa Catarina é o maior polo pesqueiro do país. A adesão das Unidades de Beneficiamento de Pescados e Produtos de Pescados ao SISBI é a concretização de um importante trabalho realizado pela Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Governo de Santa Catarina e Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural por toda a cadeia produtiva, sendo a certificação um reconhecimento à qualidade e um incentivo a regularização do setor pesqueiro do estado.
Daisy Brodbeck Mendieta Cordeiro, responsável pelo SIE/CIDASC no Departamento Regional de Itajaí ressalta a importância do setor público na concessão deste selo: “O processo de obtenção de SISBI é um procedimento diferenciado e criterioso. O estabelecimento que adere a este sistema conquista novos mercados, porém também assume maiores responsabilidades, pois sua atuação para a ser auditada em conjunto com todos as indústrias que possuem o SISBI”.
Sobre o SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Fonte: Departamento Regional de Itajaí
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom